(site prefeitura de Manaus)
O lixo eleitoral retirado das ruas de Manaus nos últimos quatro dias foi de 73,5 toneladas, de acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). A limpeza foi concluída nesta quarta-feira, 8. O custo total da operação foi de R$ 207 mil.
O total de lixo foi obtido pelo total de sacos utilizados no recolhimento de santinhos (7 mil) pelo peso médio de cada saco (10,5 kg). Por escola, a quantidade de resíduos recolhidos é estimada em 180 Kg, com um número médio de 17 sacos por local de votação.
Além das principais avenidas, a prefeitura intensificou a limpeza em todas as escolas eleitorais, seguindo listagem fornecida pelo TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas). Ao todo, foram 408 locais de votação cobertos pelo serviço.
A operação de limpeza foi realizada nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro, na zona urbana de Manaus. No dia 5 (domingo) foram mobilizados 300 garis no turno noturno. Nos dias 6, 7 e 8 foram mobilizados 300 garis no turno diurno e 40 no turno noturno.
O custo total com a operação de limpeza do lixo eleitoral, no entorno dos locais de votação da área urbana de Manaus foi de R$ 207 mil, o que envolve os gastos com coleta e disposição final de lixo no aterro; diárias de veículos para deslocamento das equipes; custos com material e funcionários que trabalharam em regime de plantão.
A tabela abaixo mostra a composição do custo desta operação.
itens | Custo (R$) |
Coleta e disposição final de lixo no aterro | R$ 13.388,76 |
Pessoal (diárias e alimentação) | R$ 126.782,40 |
Materiais (sacos plásticos, gelo e vassouras) | R$ 6.913,30 |
Combustível | R$ 22.861,81 |
Diárias de Veículos | R$ 37.531,30 |
Total | R$ 207.477,57 |
Fotos: Karla Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário