Gol

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ibope e Datafolha mostram empate técnico entre Dilma e Aécio, mas vantagem para o tucano


(portal Acrítica)

Primeiras pesquisas registradas para o segundo turno mostram resultados idênticos com vantagem para o candidato Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves e Dilma Rousseff
Aécio Neves e Dilma Rousseff (Reprodução)
As primeiras registradas sobre o segundo turno, feitas pelo Instituto Ibope e pelo Datafolha, divulgadas na noite desta quinta-feira (9), mostram empate técnico entre os candidatos a presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), com resultados idênticos. A eleição será no dia 26 de outubro.
Datafolha
O resultado do Instituto Datafolha, do jornal Folha de São Paulo, mostra Aécio com 46% das intenções de voto, contra 44% de Dilma. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Pela primeira vez ele aparece com vantagem numérica sobre a presidente Dilma Rousseff (PT), ainda que os dois estejam em empate técnico.
Pela sondagem, 4% planejam votar em branco ou anular o voto, enquanto 6% estão indecisos.
Sem contar os votos brancos e nulos, a vantagem seria para Aécio que terminaria a votação com 51%, contra 49% de Dilma.
No primeiro turno, Dilma teve 41,6% dos votos válidos e Aécio somou 33,6%. A última pesquisa Datafolha antes da votação de domingo passado mostrava em simulação de segundo turno a presidente com 48% das intenções de voto contra 42% do tucano.
O Datafolha ouviu 2.879 pessoas entre quarta e quinta-feira, em 178 municípios.
Ibope
Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", aponta os seguintes percentuais de intenção de voto no segundo turno da corrida para a Presidência da República: Aécio Neves com 46% e Dilma Rousseff com 44%;  Votos branco/nulo/nenhum chegam a 6%, enquanto 4% da amostragem não sabe.  
Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos,  os índices são: Aécio  com 51% e Dilma com 49%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios de 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário