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quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Oito escolas da rede municipal recebem certificação por projeto de inclusão



(site prefeitura de Manaus)


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Oito escolas da rede municipal de educação foram certificadas pelo projeto Portas Abertas para a Inclusão, nesta terça-feira, 7, em cerimônia na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Rua Maceió, bairro Parque 10, zona Centro-Sul. O certificado foi conferido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef),  Fundação Barcelona e Instituto Rodrigo Mendes.

Além dos depoimentos dos professores que participaram da formação, apresentações musicais e danças, executadas por alunos da rede, emocionaram os participantes. Ao todo, 234 profissionais de todo o País participaram da formação, sendo 64 de Manaus, como explicou o tutor do curso, Sérgio Nogueira, da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

“A formação ocorreu durante oito meses e foi dividida em dois polos. Os professores do Instituto Rodrigo Mendes e alguns convidados relataram experiências, ministraram aulas e conteúdos programados que estavam dentro da formação, de modo online. Após esse momento, nos reuníamos em sala, debatíamos o assunto exposto e realizávamos algumas atividades que estavam sendo propostas naquele momento”, contou Sérgio.

Coordenador de Formação do Instituto Rodrigo Mendes, Luiz Henrique de Paula disse que o programa começou em 2010, na África do Sul, e a ideia é deixar um legado social após a Copa do Mundo. “No Brasil, abordamos o tema da inclusão dos estudantes com deficiência na escola regular utilizando a educação física, tendo em vista que existem vários professores que ainda têm medo ou não possuem capacitação para incluir os alunos nessa disciplina”.

Para Luiz Henrique, os educadores da capital amazonense souberam aproveitar a formação e desenvolveram projetos bem sucedidos. “Pensando em Manaus, foram projetos interessantes. Eles entenderam a mensagem, compraram a ideia e desenvolveram projetos justamente nessa perspectiva da educação física ser uma disciplina que une”, complementou.

Experiências de inclusão
Como parte do processo de finalização do curso, os professores tiveram que apresentar projetos sobre o tema para serem implementados nas escolas.  As oito escolas certificadas apresentaram seus projetos e já estão desenvolvendo-os com êxito.

A professora da sala de recurso multifuncional da Escola Municipal Waldir Garcia, Danielle Coelho, apresentou o projeto de atletismo inclusivo e comentou sobre a importância da capacitação.

“Esse projeto foi muito importante para a escola porque uma das barreiras era a inclusão dos alunos na educação física. Apesar de trabalharmos com a inclusão há 10 anos, tínhamos um professor muito resistente no assunto, mas a partir das aulas e da implantação do projeto na escola, essa dificuldade foi superada e podemos complementar o trabalho de inclusão e vencer essa barreira”.

Na Escola Municipal Lírio do Vale, o projeto Jogos Cooperativos, criado pelos professores durante a fase final da capacitação, também já está sendo desenvolvido. A professora Juliana Alencar comentou sobre a execução da atividade.

“Pensamos nos Jogos Cooperativos para que houvesse a cooperação e integração das crianças deficientes com os alunos do ensino regular. Nós já fazíamos o trabalho com a classe especial, mas com a educação física ainda não. Então, foi a partir do projeto Portas Abertas que tivemos a inclusão dos alunos no esporte e isso é muito importante para o desenvolvimento global dessas crianças”.

TEXTO: LUANA CARVALHO
FOTOS: CLEOMIR SANTOS
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188

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