(site prefeitura de Manaus)
A Prefeitura de Manaus deu continuidade neste sábado, 11, ao trabalho de manejo da arborização urbana na área do Centro da cidade. Foram realizadas podas de condução, levantamento de copa e limpeza (retirada de galhos secos com risco de queda) de 43 oitizeiros, além da supressão de uma árvore morta, ao longo da Rua Ferreira Pena, no trecho entre a 10 de Julho e a Avenida Leonardo Malcher.
O manejo da arborização é uma das estratégias do Programa Manaus Verde e Viva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Desde o ano passado, as ações de manutenção das árvores, principalmente na região do Centro Histórico, têm sido intensificadas por meio do trabalho conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Infraestrutura (Seminf) e do Centro (Semc). O trabalho foi fundamental para a redução do número de acidentes envolvendo queda de árvores em vias públicas na cidade.
Já foram realizadas ações na Eduardo Ribeiro, Luiz Antony, Getúlio Vargas, Ferreira Pena, entorno da Praça da Saudade, Sete de Setembro, Praça da Matriz, 24 de Maio, Dez de Julho, Joaquim Nabuco, Huascar de Figueiredo, Largo São Sebastião, Saldanha Marinho, Barroso, Comendador Clementino, Costa Azevedo, Leonardo Malcher e Epaminondas. As vias receberam serviços de limpeza, poda de levantamento e rebaixamento de copa, retirada de erva-de-passarinho, análise de risco de queda, remoção de indivíduos arbóreos com estado fitossanitário precário e reposição de novas árvores da mesma espécie.
O Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas é responsável pelo planejamento das ações. Em 2013, foram 6.187 indivíduos arbóreos manejados, em vias públicas da cidade, com 48 ações realizadas em parceria com a Semulsp e a Amazonas Energia (para as situações de galhos em confronto com a rede elétrica). Este ano, até setembro, já haviam sido manejadas 2.136 árvores.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, destaca a importância do trabalho de revitalização do Centro, realizado pela Prefeitura de Manaus, para a arborização urbana. “Antes, tínhamos a ação dos vendedores ambulantes, que utilizavam as árvores como suporte para todo tipo de material, pregos perfurando os troncos, fios elétricos, cordas amarrando lonas, um cenário desolador que passava desapercebido aos olhos da população. Concentramos esforços na região central da cidade, numa ação integrada de secretarias, e estabelecemos um programa de manejo cíclico que permite o combate efetivo das pragas (erva-de-passarinho) e a realização das podas, quando necessárias”, afirma Kátia Schweickardt.
De acordo com o Departamento de Arborização e Paisagismo, a ação deste sábado também envolveu a poda de duas mangueiras e três paus pretinhos existentes na Rua 24 de Maio, próximo à esquina com a Costa Azevedo. As cinco árvores apresentavam um alto índice de infestação por erva-de-passarinho e necessitavam de poda de levantamento de copa.
Segundo a Gerência de Corte e Poda, o trabalho de manejo terá prosseguimento na próxima semana, com as podas nas ruas Costa Azevedo e Luiz Antony. As ações acontecem sempre aos sábados e domingos, por conta do grande fluxo de veículos nas vias do Centro nos dias úteis. O trabalho conta com o apoio do Manaustrans.
Júlio Pedrosa de Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS
Endereço: Rua Rubídio, nº 288, Vila da Prata – Manaus/Amazonas – CEP 69-033-170.
Fone: 3236-9423
Nenhum comentário:
Postar um comentário