(site prefeitura de Manaus)
“Os desafios da gestão ambiental municipal” foi o tema da palestra realizada na noite desta terça-feira, 30, pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Nilton Lins.
A atividade fez parte da programação comemorativa ao Dia do Biólogo, promovida pela instituição, para fomentar a discussão de temas relevantes ao profissional da área e permitir a troca de experiências entre professores, alunos e gestores públicos. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Nilton Lins, aconteceu no auditório Vânia Pimentel, na sede da instituição, no Parque das Laranjeiras.
Falando em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto, Kátia Schweickardt ressaltou a importância do envolvimento da sociedade civil na implementação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade ambiental da cidade e do papel do biólogo nesse processo. “É importante que haja o envolvimento e o interesse de todos vocês no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para as nossas áreas protegidas e unidades de conservação. É importante que vocês possam se ver trabalhando pela vida na cidade”, afirmou a secretária, elencando como desafios diários da pasta todas as questões relacionadas à fiscalização ambiental, licenciamento, arborização e paisagismo, fauna silvestre e gestão de áreas protegidas.
“Manaus hoje é a cidade mais importante da Amazônia e não temos a exata dimensão do que significa isso. Daí a importância da pasta ambiental, uma vez que a ela cabe a missão de estabelecer as políticas e estratégias de ordenamento ambiental da cidade, assegurando o desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade”, explicou. A secretária da Semmas lembrou o desafio da lidar com outros problemas graves, como saneamento básico e geração de resíduos sólidos. “São duas áreas sobre as quais não temos ingerência direta, mas estão diretamente relacionadas à melhoria da qualidade ambiental da cidade”, explicou.
Segundo a secretária, apesar disso, o maior problema da gestão ambiental da cidade ainda é a poluição sonora, que responde por mais de 70% das denúncias recebidas pela Semmas. “Temos um problema que está relacionado à cidadania e à forma de relacionamento entre as pessoas”, afirmou. Outro desafio está sendo o de reestruturar e requalificar alguns setores da secretaria, a exemplo da fiscalização. Outros desafios foram o de redirecionar o trabalho da educação ambiental para a comunidade, revitalizar os parques municipais do Mindu e Ponte dos Bilhares, a realização da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, tudo com recursos próprios e orçamento limitado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 8842-1243
Nenhum comentário:
Postar um comentário