Gol

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Camelôs que não se credenciaram devem ir até a sede da SEMC


(site prefeitura de Manaus)
Os camelôs situados na Praça da Matriz e nas Avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, no Centro, que perderam o prazo de credenciamento ao projeto Galerias Populares, da Prefeitura de Manaus, devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal do Centro (Semc), na Avenida Getúlio Vargas, nº 374 (cruzamento com a Rua 24 de Maio) até esta quarta-feira (19).

Dos 637 camelôs prioritariamente previstos para saírem das ruas, 19 ainda não assinaram o Termo de Compromisso. Os números do credenciamento estão sendo avaliados, porque existem casos especiais que estão sendo identificados e analisados. O balanço final será divulgado pela SEMC nesta quarta-feira.

A primeira etapa do projeto Galerias Populares oferece quatro opções para que os camelôs saiam das calçadas e tornem-se microempreendedores. As opções são duas galerias, um shopping ou o financiamento de R$ 10 mil para a abertura de novo negócio fora do logradouro público. Ao final de todas as etapas do projeto, a Prefeitura irá realocar os 2.082 camelôs do Centro de Manaus. Até as Galerias Populares – Espírito Santo e Remédios – e o Shopping T4, na Zona Leste, ficarem prontos, os camelôs ficarão realocados nos Camelódromos Provisórios das ruas Epaminondas, Floriano Peixoto e Miranda Leão.

Luis Rogério de Castro, 44, atua há 20 anos como camelô no centro de Manaus. Ele disse ter aderido de imediato ao projeto Viva Centro Galerias Populares. “O prefeito Arthur Neto está dando opções pra gente. É um projeto muito bom. Então, nós temos que ceder um pouco porque é uma questão de dignidade pra nós. Temos que contribuir com Manaus”, disse, mandando ainda um recado para os colegas que ainda não se credenciaram. “Nós, que amamos Manaus e queremos viver em uma cidade limpa, mais bonita e organizada, temos que lembrar que nossa obrigação não é só com a cidade, mas também com nossos filhos. Nós não sabemos o que vai acontecer com a gente amanhã. Se eu faltar, meus filhos terão um lugar digno para trabalhar, para continuar o que eu comecei’, finalizou Luis Rogério.

O sorteio que vai determinar a localização das bancas dentro de cada camelódromo será na quarta-feira para os donos de lanches e na quinta-feira para os donos de bancas. A realocação das ruas para os camelódromos provisórios ocorrerá na próxima sexta-feira (21) e sábado (22) para os lanches e no domingo (23) para outras bancas. Os detalhes serão divulgados essa semana pela Prefeitura de Manaus.

Durante o período que estiverem nos camelódromos, os camelôs irão passar por cursos de capacitação e receberão ajuda de custo no valor de R$ 1 mil por mês. O valor será pago mediante a participação nesses cursos de capacitação.

Opções
A Galeria Espírito Santo terá a capacidade para abrigar 326 microempresários. O espaço está localizado no cruzamento das Ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento. Já a Galeria dos Remédios funcionará no antigo Posto 7, localizado na rua Miranda Leão, e abrigará mais 361 comerciantes. O terceiro espaço definitivo é o Shopping T4, no Jorge Teixeira, zona Leste. O shopping será construído em frente ao Terminal de Integração do Jorge Teixeira e abrigará mais 761 espaços para os microempresários trabalharem.

O local terá ainda quadras poliesportivas, pista de caminhada e supermercado.

Assessoria da Secretaria Municipal do Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário