Gol

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeitura realiza manejo da arborização no Centro Histórico



(site prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus deu continuidade, nesta quarta-feira, 26, ao manejo da arborização urbana, dentro do trabalho de revitalização do Centro Histórico. A ação foi concentrada na Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Quintino Bocaiúva e a Floriano Peixoto.

Das 15 árvores existentes na área, quatro da espécie Ficus apresentavam risco iminente de queda e foram retiradas. Dez novas mudas foram plantadas no local para compensar a supressão. As demais árvores receberam serviços de poda de levantamento de copa e poda de segurança e de limpeza para livrar os galhos da rede elétrica.

Mais de mil metros de fios utilizados para ligações clandestinas e que estavam entrelaçados nos troncos e galhos das árvores foram removidos. A ação foi desenvolvida em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), Manaustrans e do Centro (Semc), contando com o apoio da Amazonas Energia e Embrasil.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, explica que as ações fazem parte de um amplo trabalho de revitalização já desenvolvido dentro do Projeto Viva Centro. “Por determinação do prefeito Arthur Neto, começamos a fazer o trabalho de manutenção das árvores em toda a extensão do Centro, mas em alguns locais ficamos impossibilitados de atuar durante um bom tempo em virtude da presença das barracas dos camelôs. Agora, podemos estar  presente nessa área da Praça da Matriz e entorno dando continuidade à manutenção”, garantiu.

A ação também contou com a retirada dos gatos de energia existentes no local. Além das ligações elétricas, foram encontradas também fiações clandestinas de TV a cabo e suportes de aparelho de TV afixados nas árvores.

“Pedimos a colaboração e a compreensão dos lojistas para este novo momento. Estamos preparando esta parte da cidade para a revitalização da praça da matriz. Vamos começar a ver uma parte da cidade que não enxergávamos antes e precisamos repactuar essa relação de cuidado e colaboração com o patrimônio arbóreo”, afirmou a secretária Kátia Schweickardt, adiantando que será feito um trabalho com os lojistas para que adotem as árvores existentes na frente dos seus empreendimentos, valorizando ainda mais aquele trecho de calçada, inaugurando assim um momento novo para a cidade.

A ação desta quarta-feira chamou a atenção de quem passava pelo local. Para o militar aposentado Mário César Perdiz, 50, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura está oxigenando o Centro. “Essa ação (manejo da arborização) é maravilhosa porque  cuida das árvores que, por sua vez, vão trazer mais oxigênio e melhorar a qualidade de vida de quem passa ou mora no Centro”, afirmou.

De acordo com o Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, das 184 árvores existentes no perímetro da Praça da Matriz (interno e externo), 22 foram manejadas e duas suprimidas no último sábado, 22, um dia depois do início da retirada das bancas de lanches da Praça do Relógio. No próximo sábado, 1°, será realizada nova intervenção. Desta vez, na avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Sete de Setembro e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Serão trabalhadas inicialmente as 25 árvores situadas no lado esquerdo da via e na sequência as 29 do lado direito. Serão realizados plantios de mudas nos trechos onde serão feitas as  supressões e onde haja falhas da arborização.

A secretária Kátia Schweickardt ressaltou a importância do trabalho.  “Estamos inaugurando um momento novo para a cidade, mas o processo vai depender da união de todos. A realocação dos camelôs foi uma etapa muito importante e até a Copa do Mundo a determinação do prefeito Arthur Neto é de que tenhamos boa parte do trabalho de revitalização concluído”, afirmou.

Para a realização dos trabalhos nesta quarta-feira, o trânsito foi interditado no trecho da Avenida Eduardo Ribeiro que vai da esquina da Sete de Setembro ao Relógio Municipal. A interdição dos trabalhos ocorreu ainda nas primeiras horas da manhã por agentes do Manaustrans.

Assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário