Gol

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Com obras 50% concluídas nas calçadas da Djalma Batista



(site prefeitura de Manaus)

Com o avanço das obras nas calçadas da ‘Nova Djalma Batista’ – 50% executadas, a Prefeitura de Manaus intensifica também a campanha ‘Calçada Livre’. Os trabalhos são realizados por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), para alertar aos motoristas a estacionarem apenas nas vagas disponibilizadas pelos lojistas, em acordo com o novo projeto da via.

As vagas disponibilizadas em cada estabelecimento comercial devem estar adequadas, com calçadas devidamente rebaixadas, sem balizadores e com área de pelo menos cinco metros para que os veículos possam estacionar. A área destinada ao estacionamento deve estar após os três metros de passeio público livre. Os locais adequados estarão sinalizados com o adesivo da campanha, na cor vermelha – uma das ações da campanha ‘Calçada Livre’. Agentes do Manaustrans estão na área para coibir o estacionamento irregular.

Um dos locais que já possui o adesivo é uma loja de condicionadores de ar da via. Além de estacionamento adequado, o local possui também área de três metros reservada ao passeio de pedestres. Para o gerente da loja, Paulo Sérgio, o trabalho de padronização e conscientização na nova Djalma Batista vai beneficiar a todos. ”O projeto vai promover a acessibilidade para pedestres e cadeirantes. Manaus precisa se adequar. Infelizmente a mudança gera um pouco de transtorno, mas é temporário”, opinou.

Pedestres que utilizam a via com frequência também aprovam a ação. “Está ficando muito bom porque, nós pedestres, teremos espaço e maior liberdade para andarmos, sem corrermos o risco de sermos atingidos por carros e motos. A própria estética da Djalma Batista está ficando melhor”, disse Maria do Socorro, pedestre e moradora do conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças.

O projeto da Nova Djalma Batista inclui adequação de mobiliário urbano, sinalização, rampas de acessibilidade, instalação de lixeiras, paisagismo e iluminação.

O técnico em Geologia, Afonso César, acredita que a proposta na via beneficiará, principalmente, as pessoas que não possuem automóveis. “É importante porque nem toda a população possui veículo próprio. A calçada de três metros e a arborização serão devolvidas aos cidadãos”.

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, Laurent Troost, lembrou a importância da Djalma Batista para o trânsito da cidade. “A partir da observação, definimos que essa seria a primeira avenida a receber o projeto de requalificação do passeio público e da via, assim como sombreamento (arborização), paisagismo, sinalização horizontal e vertical. É um projeto de acessibilidade que nasceu não só de uma vontade do prefeito, mas também em reação a uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apontava Manaus como uma das piores capitais brasileiras em acessibilidade, por conter diferenças de níveis, muitos postes e obstáculos no percurso.

Recuo
Há, atualmente, 20 trechos, dos 3,5 quilômetros da avenida Djalma Batista em obras. Um levantamento feito por técnicos do Implurb mostrou que na extensão da via há também pouco mais de 200 proprietários de estabelecimentos comerciais. Destes, 40 precisam recuar suas fachadas, vitrines ou ajustar seus estacionamentos, de acordo com as orientações do Implurb.

Postes
O programa da ‘Nova Djalma Batista’ já está na segunda fase de discussões sobre as mudanças no sistema de energia e telecomunicações ao longo da via. Desde o ano passado, técnicos, arquitetos e engenheiros do Implurb, além de representantes das concessionárias de energia e de comunicações, discutem a realocação e a modernização dos postes na via. O próximo passo será a elaboração de um cronograma de obras, que será compartilhado e trabalhado em conjunto com operadoras do sistema de energia e comunicações.

BOX
O projeto da Nova Djalma Batista foi lançado no dia 2 de julho de 2013. As obras começaram no dia 17 de agosto, no trecho da esquina da João Valério com a Djalma Batista. Do início da obra até agora, foram encontrados 115 casos de readequação na via. Destes 115, o Departamento de Planejamento (DPLA) fez o agendamento para receber cada proprietário de lote, reservando horários para a apresentação do projeto e atendimento com arquitetos e designers, além de retirar dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário