Gol

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Manaus Previdência entrega relatório de gestão ao TCE



(site da Prefeitura de Manaus)

O diretor-presidente da Manaus Previdência, Edson Fernandes Júnior, entregou nesta terça-feira (25), o relatório de gestão do órgão ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Josué Cláudio de Souza Filho e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto Almeida.  O relatório apresenta o balanço da previdência do município em 2013, bem como as metas para 2014, incluindo a sua Política de Investimentos.

Segundo Edson Fernandes, o relatório não significa a prestação de contas formal, que será entregue no início de março, mas é uma prévia da realidade do órgão, que avançou em vários pontos em 2013. Um dos dados que constam no documento é a evolução do patrimônio líquido da autarquia, que fechou o ano com investimento superior a R$ 500 milhões. “Nos antecipamos aos prazos legais e apresentamos tanto para o presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, quanto para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto Almeida, as ações que foram desenvolvidas pela Manaus Previdência ao longo do ano de 2013, quando ainda era Manausprev. Também pontuamos nossas metas para 2014, tudo de forma objetiva e transparente”, destacou.

O presidente do TCE, Josué Filho, disse que iniciativa como a da Manaus Previdência serve de referência, à medida que se aproxima a data limite – 31 de março – para que os órgãos públicos prestem contas junto ao tribunal. “A Manaus Previdência serve de referência, como exemplo. É o primeiro órgão que apresenta o relatório e eu até pedi ao Edson que protocolasse. Acredito que, se Deus quiser, já na primeira semana de março, nós teremos a primeira conta referente a 2013 da Manaus Previdência”.

Ano positivo
Os números do relatório do órgão municipal mostram que, apesar das dificuldades, a previdência do município conseguiu equilibrar as contas em 2013. Ações como a reorganização do Comitê de Investimentos do órgão e criação de edital de credenciamento para as instituições financeiras, permitiram que os investimentos do fundo fossem alicerçados nos pilares de saneamento e segurança. Os reflexos dessa nova forma de gerir já atingem positivamente o balanço de 2014, em que o mês de janeiro fechou o período registrando um aumento de R$ 14,8 milhões no patrimônio líquido da Manaus Previdência em relação ao mês de dezembro de 2013. “Os números demonstram as nossas principais ações, como a segregação de massas; a mudança na nossa natureza jurídica e a evolução da nossa carteira de investimentos. Também mostram a área social, especificamente o trabalho desenvolvido junto aos nossos beneficiários. Tudo isso está presente no relatório, assim como, também, a nossa política de investimento e as nossas metas”.

O diretor-presidente da Manaus Previdência se reuniu, ainda, com o diretor-geral da Escola de Contas Públicas do TCE, Harleson Arueira, onde confirmou a participação de uma equipe da Manaus Previdência no curso Fundos Previdenciários – Prestação de Contas e Sistema E-Contas, que acontecerá  na primeira quinzena de março.

Texto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência

Nenhum comentário:

Postar um comentário