Gol

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Impulsionada por preços de alimentos, prévia da inflação atinge maior índice desde janeiro de 2013

(site do PSDB)
Brasília – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, ficou no mês de abril em 0,78%. É o maior nível para o indicador desde janeiro do ano passado, segundo reportagem do jornal O Globo sobre o tema. A matéria mostrou também que a elevação dos preços de alimentos é o fator que mais motivou o aumento do IPCA-15.
O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC) avalia que a alta do IPCA-15 demonstra o “total descontrole da inflação por parte do governo federal”.
“O governo não está agindo de maneira correta em relação à gestão da economia. A elevação do IPCA-15 é apenas um dos elementos que comprova a falta de comando”, disse.
Tebaldi disse que a elevação da inflação já traz reflexos negativos na economia, como a dificuldade de cessão de créditos aos produtores agrícolas. Segundo o parlamentar, o problema afeta principalmente a população mais pobre.
“Quando há esses desequilíbrios na economia, são os mais pobres que pagam o pato. É por isso que o PSDB sempre tratou o combate à inflação como prioridade, e não aceita a falta de gestão”, afirmou.
Juros
O economista André Perfeito, entrevistado pelo jornal O Globo, afirmou que espera o aumento da taxa de juros para o próximo mês, motivada pela alta da inflação.
Para Marco Tebaldi, a situação pode emperrar o crescimento econômico e dificultar a geração de empregos.
“Com juros maiores, as pessoas sentem mais receio em investir, em fazer o dinheiro girar. Não é uma condição que trará benefícios à economia. E tudo por causa da falta de ação do governo do PT”, afirmou o tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário