Gol

terça-feira, 27 de maio de 2014

Alunos da Semed visitam a Câmara Municipal de Manaus



(site prefeitura de Manaus)

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Terezinha Moura Brasil, localizada na rua Ponce de Leon, bairro Compensa 2, zona Oeste, conheceram, na manhã desta segunda-feira, 26, as dependências e a história da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A visita faz parte do projeto ‘Conheça sua Câmara’, da CMM.

De acordo com a coordenadora do programa, Laura Vicuna, os alunos passam a compreender o papel dos vereadores e entender como o trabalho dos parlamentares é executado. Durante a visita, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental conheceram o plenário, a história da Câmara no memorial do prédio e assistiram a um documentário sobre o cineasta Silvino Santos.

“A visita é superimportante para exercer a cidadania, porque a maioria deles aprende que a Câmara só serve para fazer corrupção e este projeto dá uma alavancada no conhecimento dos alunos. Eles aprendem que é daqui que saem todas as leis que regem nosso município”.

Para o gestor da escola, Raimundo da Silva Santos, a visita permite que os alunos entendam um pouco mais sobre os poderes legislativos. “Eles têm muita dificuldade para compreender quem administra o Estado, a cidade e o País. Aqui eles vão ter uma visão geral do que acontece na Câmara Municipal. É um momento para reflexão e quando retornamos à escola, trabalhamos o tema com eles”.

A coordenadora da Divisão Distrital Zona Oeste, Regina Ortiz, explicou que a meta é que todas as escolas da zona oeste conheçam o espaço. Semana que vem será a vez da Escola Municipal Professora Eliana Lúcia. “A criança começa a entender a importância de participar das decisões do município. Entender todo o processo, como funciona e quem são nossos representantes. Às vezes, a visão que o aluno tem é que só existe político ladrão e não sabe de onde vêm os projetos”, disse.

A estudante Vitória Fernanda Gomes dos Santos, 14, visitou o parlamento pela primeira vez e contou que não imaginava como funcionava o trabalho dos vereadores. “Eu estou gostando muito da visita, pois eu não sabia que isso existia. Estou achando importante conhecer o trabalho dos políticos”, disse.

Já Dhemerson da Silva Souza, 16, quer ser político e ficou empolgado com a visita. “Eu gosto e pretendo ser vereador, mas eu não conhecia a Câmara e fiquei muito contente com a visita. Conheci o plenário e assisti vídeos sobre a história de Manaus e dos principais políticos da cidade”, contou.

Texto: Luana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário