Gol

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Incapacidade do governo federal pode causar apagão em Manaus, alerta Bittar



(site do PSDB )

Brasília (DF) – Donos de usinas termoelétricas de Manaus anunciaram a possibilidade de apagão na capital da Amazonas por falta de pagamento. As empresas poderão parar de produzir por incapacidade financeira e ausência de materiais necessários para operação e manutenção das usinas. A empresa responsável pelo salário dos trabalhadores é a estatal Eletrobras Amazonas Energia. Os dados são da reportagem dessa quinta-feira (29) do jornal O Estado de S. Paulo.
O deputado federal Marcio Bittar (PSDB-AC) recebeu com indignação a notícia e frisou a “incapacidade” e “inoperância” do governo federal como motivos para a instabilidade do setor elétrico.
“Estamos vendo mais um sinal claro, mais uma prova de que a política intervencionista dessa esquerda autoritária que comanda o Brasil não funciona”, afirmou o tucano.
Segundo ele, as regras de mercado são ignoradas pelo PT. “Uma das maiores cidades brasileiras sofrer por culpa de um governo que age de forma incompetente e demagógica é revoltante. Como sempre, é o povo que paga o preço”, disse.
A reportagem destacou ainda que os trabalhadores já recorreram a empréstimos bancários e a capital de sócios, mas, já há meses nessa situação, o dinheiro acabou. Sem produzir por falta de pagamento, a possibilidade de cerca de 460 mil consumidores da capital amazonense ficarem às escuras é iminente.
Limite
Segundo as empresas ouvidas, os pedidos de insumos importantes para a operação das térmicas não foram feitos e o estoque está no fim.
Bittar reiterou que a instabilidade econômica, a inflação baixa e a falta de ações para o progresso fazem as empresas e trabalhadores chegarem ao limite.
“Estamos à mercê de um governo que teima em aplicar regras que já foram abolidas há décadas em outros países, impossibilitando o crescimento em todas as áreas”, afirmou.
Eletrobras
O deputado citou também o prejuízo de mais de R$ 13 bilhões que o governo federal gerou à estatal. “O governo passou mais de sete anos discutindo a criação de novas hidrelétricas, e nada foi feito. Se dependesse do PT, o Brasil inteiro estaria em um apagão”, ressaltou ele.
A Amazonas Energia confirmou, em nota, a inadimplência e explicou que os atrasos são decorrentes “da falta de recebimento dos recursos da Conta de Consumo de Combustível (CCC)”.
A estatal disse ainda que o assunto está sendo tratado pelo Ministério de Minas e Energia, que, por sua vez, não se pronunciou. “A distribuidora está em processo de negociação com as geradoras para que não haja impacto no suprimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário