Gol

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe encerra-se nesta sexta-feira



(site da Prefeitura de Manaus)

Encerra-se nesta sexta-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe, realizada em Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até esta quinta-feira, 22, foram vacinadas na capital amazonense 372.697 pessoas, o que corresponde a 95,2% da população alvo (391.345), superando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Na reta final da campanha, o foco foram crianças e gestantes.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as mulheres gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com a comprovação de tal necessidade, ou seja, atestado médico.

Postos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começou no dia 22 de abril. Manaus foi a primeira capital do País a atingir a meta de 80% da vacinação, mesmo assim a campanha foi prorrogada para que mais pessoas fossem atingidas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, quem ainda não tomou a vacina e está dentro do grupo prioritário, tem até às 21h desta sexta-feira, nas dez unidades de horário ampliado e nas 165 Unidades Básicas de Saúde da capital, para se proteger contra a gripe.

Homero de Miranda Leão Neto informou que o município de Manaus teve disponível cerca de 400 mil doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “É fundamental que a população não deixe de comparecer às Unidades de Saúde para se imunizar contra a gripe. Devemos lembrar que a vacina reduz o risco de complicações e agravamento da doença, principalmente entre o grupo de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos”, afirmou.

De acordo como o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Postos
As dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, são:
1 – UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo 2, Cidade Nova I;
2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;
3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova 1;
4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;
5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi 2;
6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;
7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/nº, Chapada;
8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/nº. Morro da Liberdade;
9 – UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 2;
10 – UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário