Gol

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Amazonas mostrará tecnologias para o desenvolvimento sustentável durante o Ecogerma


(site do governo do Amazonas)
As políticas de desenvolvimento sustentável no Amazonas, com foco nas novas tecnologias para a explorações dos recursos naturais da região são eixo da participação do Governo do Estado no Congresso sobre Inovação Tecnológica Alemã para o Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ecogerma), que será aberto hoje, às 14h, no auditório da Suframa. O evento prossegue nos dias 27 e 28 no Studio 5 Centro de Convenções com palestras, exposições e rodada de negócios.
O Ecogerma faz parte da programação do Ano Alemanha-Brasil e tem como público alvo, empresários, pesquisadores, professores e estudantes. O objetivo é mostrar que a ecologia e economia podem se desenvolver paralelamente por meio de tecnologias adequadas. A coordenação do encontro é uma parceria entre as secretarias estaduais de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
O evento conta com a parceria da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, KFW), órgão do governo alemão que reúne instituições financeiras e técnicas públicas e privadas; a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK); a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
O secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Airton Claudino destacou as relações sólidas e efetivas das parcerias com a Alemanha. Somente no Polo Industrial de Manaus há em torno de 14 empresas com capital de origem alemã, que respondem por cerca de 4,3% dos investimentos no Polo Industrial de Manaus. Com a realização desse congresso, a tendência é de crescimento do intercâmbio de negócios entre os dois mercados. Na área de ciência e tecnologia, destacou Claudino, são mais de 30 milhões de euros de aportes alemães no Brasil por ano em programas de cooperação bilateral.
O secretário estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, afirma que o evento acontece em um momento oportuno para o desenvolvimento do setor mineral do estado, especialmente na linha dos fertilizantes. Segundo Nava, a presença no evento do diretor executivo da K-Utec Salt Technologies, Volker Ascmam, do instituto alemão que é referência em tecnologias para exploração e processamento de sais minerais, como o minério de potássio (Silvinita), permitirá que o Amazonas possa celebrar futuros acordos de cooperação nas áreas de pesquisa e formação de recursos humanos, demandados para a atividade de exploração e industrialização do potássio. Daniel Nava lembra que a entrada em operação da primeira mina de Silvinita, em Autazes, esta prevista para 2018.
Intercâmbio -Para a titular da SDS, Kamila Amaral, o desenvolvimento de novas tecnologias na busca de soluções sustentáveis com investimento do setor privado é ainda mais consistente quando há a troca de experiências internacionais, fomentada pelas políticas públicas. “O Congresso Ecogerma tem o objetivo de proporcionar aos setores público e privado os diálogos de interesses regionais, com agentes internacionais que pretendem investir em uma agenda sustentável”, disse.
Licenciamento e monitoramento ambiental - O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Stroski, que vai fazer a palestra magna sobre resíduos e efluentes, considera o Ecogerma muito importante, porque vai tratar sobre temas relacionados a rotina do licenciamento e monitoramento ambiental executados pelo órgão. “A forma adequada de tratar e dispor os resíduos e efluentes é requisito fundamental na produção sustentável e a atualização tecnológica para os processos é uma busca constante e que deve levar em conta as peculiaridades ambientais e de nossa região, por isso discussões neste sentido e troca de tecnologias estão sempre no campo de interesse do Ipaam”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário