Gol

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fundação Alfredo da Matta participa de ação social com oferta de testes rápidos de HIV/Aids e sífilis



(site do governo do Amazonas)

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão do Governo do Amazonas vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), participa no próximo dia 31 de maio, das 8h30 às 15h, na Igreja Quadrangular da Praça 14 (avenida Tefé, nº 1.110, Praça 14 de Janeiro, zona sul), da ação voluntária “Amor em movimento – transformação social”.
A atividade, coordenada pela Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST) da instituição, incluirá a oferta de testes rápidos para detecção de HIV/Aids e sífilis e orientações.
Além do atendimento pela equipe da Fuam, a ação promovida pela Igreja Quadrangular e que também tem a parceria de outras instituições, como a Ouvidoria Geral do Amazonas, oferecerá à comunidade serviços de fisioterapia, estética, emissão de documentos, atendimento odontológico, dentre outros.
 Segundo a gerente do setor de DST da Fuam, Glaudomira Rodrigues, a Fundação apoia esta ação com a participação de seis profissionais, dentre técnicos e enfermeiros, para realização dos exames e consultas de aconselhamento.
 “Os exames para sífilis e HIV que serão ofertados são os testes rápidos, que permitem o diagnóstico em poucos minutos; juntamente com o aconselhamento, momento em que o paciente recebe informações sobre comportamentos que representam risco em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, explica Glaudomira.
 CTA – A Fundação Alfredo da Matta é um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), ofertando testes de acordo com normas definidas pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ao procurar um CTA, o usuário tem acesso, além dos testes, a uma sessão de aconselhamento – ação de prevenção que oferece orientações, informação e apoio ao cidadão, levando-o a refletir sobre seu comportamento e estilo de vida, para que avalie os riscos a que se expõe e de que modo pode se prevenir das DST. Todo o serviço é realizado de forma sigilosa.
A GDST oferece, de forma rotineira, testes para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. O serviço também se destaca pela formação de profissionais com os cursos de abordagem sindrômica das DST, cursos de aconselhamento em clínica de DST e com a formação de multiplicadores educacionais de DST/Aids no local de trabalho. “O setor disponibiliza de segunda a sexta-feira, 18 senhas para testes aos pacientes, sendo 12 pela manhã, das 7 ao meio-dia e seis senhas à tarde, das 13 às 17 horas”, finaliza Glaudomira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário