Gol

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Semana de combate à exploração sexual infanto-juvenil encerra com Ação de Cidadania no Mauazinho



(site prefeitura de Manaus)

Uma grande ação de cidadania com oferta de serviços públicos, apresentações musicais e uma intensa mobilização para conscientizar a população da necessidade de se proteger as crianças e adolescentes de nossa cidade, marcaram encerramento da  da 1ª Semana de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus, no bairro do Mauazinho, zona Leste da Cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

Desde as 8h da manhã, foram realizados mais de 2.800 atendimentos na Ação de cidadania. Os moradores do bairro e de comunidades próximas tiveram acesso a atendimento médico, jurídico e psicossocial, inscrição no CadÚnico  (Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais), segunda via de carteira de identidade e de carteira de trabalho, distribuição de mudas ornamentais e frutíferas, corte de cabelo, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e aferição de pressão e glicemia. Além disso, a unidade móvel de saúde da Mulher permanecerá no local realizando exames de mamografia e ultrassonografia, e no inicio de junho receberá o reforço das unidades móveis odontológica e médico-laboratorial, que permanecerão oferecendo serviços á população do bairro.

Segundo a secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, a escolha do Mauazinho para finalizar a semana não foi aleatória. “Existem ainda muitas crianças aqui que estão fora da escola e o bairro apresenta um alto índice de gravidez na adolescência, o que significa que existe abuso de adolescentes e mesmo exploração sexual, como já obtivemos relatos. Viemos porque o Mauazinho precisava deste olhar, que já estamos trazendo desde o inicio desta gestão, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Temos inclusive dificuldades de prospectar espaços para a instalação de nossos aparelhos sociais, mas estamos avançando nisso e játemos projetos de escolas e de uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que precisa ser instalado aqui com urgência. Aqui é Manaus, é nossa cidade. É nosso povo que está aqui e precisa desse olha.”, disse.

Goreth Garcia avalia positivamente os resultados da Semana de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus. “Conseguimos atingir o objetivo de conscientizar as pessoas na cidade de que é preciso ficar atento, não desviar o olhar, e que cada um de nós tem este papel de combater esse crime hediondo que é a exploração sexual de crianças e adolescentes. Agora, esta campanha não termina aqui. Em conjunto com o Governo do Estado vamos continuar esta iniciativa com uma campanha publicitária, especialmente durante o período de Copa do Mundo. Vamos levar esta campanha para as escolas, levar a informação onde ela for necessária para que a sociedade lembre-se de seu papel na defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário