Gol

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Secretária da Semasdh participa de seminário Estadual de enfrentamento à violencia sexual



(site prefeitura de Manaus)

A Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos ( Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, participou do seminário estadual “Mobilizando e Articulando Ações para o Enfrentamento à Violência Sexual no Estado do Amazonas”, realizado nos dias 23 e 24 de maio, das 8 às 17h, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O evento foi coordenado pelo Instituto de Assistência à Criança e Adolescente Santo Antônio (Iacas) e Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Adeis),com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Conselho Estadual dos Direitos da criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente (CMDCA). Estiveram presente ainda o deputado Luiz Castro, da  Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e a psicóloga Graça Gadelha, especialista em políticas públicas na área da infância e da Juventude e pesquisadora social, com diversos trabalhos publicados.

A Secretária da Semasdh aproveitou o momento para apresentar as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus durante a  1ª Semana de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus e discorrer sobre as ações em parceria com o governo do Estado que vêm sendo executadas na área de defesa e proteção dos direitos humanos, especialmente no que se refere a crianças e adolescentes. Segundo ela, o seminário é um  terreno fértil para  o diálogo e a troca de ideias que resultarão no fortalecimento de ações e do trabalho em rede. “Oportunidades como esta são muito importantes para que possamos encontrar o melhor modelo de relação entre todos estes entes públicos que atuam na causa da criança e do Adolescente. Existe muita coisa para ser feita, muita coisa que podemos construir juntos. O maior benefício que vejo de um evento como esse, é este diálogo, termos várias pessoas discutindo, várias iniciativas que desaguarão em um projeto maior, mais completo e eficaz no combate a violência sexual em nosso Estado”, disse.

Goreth Garcia discorreu ainda sobre a importância do reconhecimento e apoio ao trabalho de entidades não governamentais que fazem parte da rede de proteção e abrigamento de crianças e adolescentes. “Temos, como poder público, o dever de fortalecer a rede e apoiar as instituições que já realizam este trabalho, formadas por pessoas que têm vocação e boa vontade, só precisam de apoio, quer seja financeiro quer seja mesmo de gestão, para que possam buscar editais e desenvolver seus projetos. Estamos criando na  Semasdh um grupo de trabalho justamente para apoiar e fomentar o trabalho destas instituições, dar-lhes orientação e ajuda. Além disso, temos que incentivar a nossa população a realizar doações ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA), para que estas instituições recebam o aporte financeiro que necessitam”, completou.

Assessoria de Imprensa Semasdh

Nenhum comentário:

Postar um comentário