Gol

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Prefeitura participará de projeto para requalificar área do Igarapé do 40



(site da Prefeitura de Manaus)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve reunido, nesta quinta-feira, 15, com o presidente da Rede Amazônica, Phellipe Daou, e demais membros da diretoria do grupo para firmar parceria no projeto “Consciência Limpa”. A ideia é criar uma nova realidade na área do Igarapé do 40, que foi beneficiada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

A Prefeitura irá atuar na limpeza do igarapé e na coleta regular dos resíduos domiciliares ao lado do Batalhão Ambiental, formado por alunos do Colégio da Polícia Militar. A ideia é fazer com que os moradores do local adquiram consciência ambiental e parem de jogar lixo nas águas.

“É algo que nos emociona saber que jovens manauaras estão engajados na melhoria da qualidade de vida na nossa cidade. Vamos cuidar para que esse seja um projeto piloto que possa ser repetido em outras comunidades às margens dos igarapés”, afirmou Arthur.

O prefeito explicou que, já nos próximos dias, um caminhão coletor da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) passará a fazer a coleta em hora marcada na comunidade. A proposta é que os alunos estimulem os moradores a só colocarem o lixo para fora de casa próximo ao horário de passagem do caminhão.

“Além de colaborarem no trabalho de limpeza, esses jovens estarão panfletando de casa em casa, conversando com a população para que  mude o comportamento com relação ao lixo no igarapé”, destacou Phellipe Daou, correalizador da proposta.

E para estimular de maneira mais significativa a mudança de hábito dos moradores do Prosamim do 40, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) cuidará da revitalização da orla do igarapé, realizando o ajardinamento do espaço.

“Vamos transformar esse espaço, deixando-o muito mais humanizado e verde, fazendo com que as famílias que ali moram sintam orgulho de sua comunidade. Quando falamos em lixo nos igarapés, o trabalho do poder público, que é constante, ainda é muito pequeno se comparado com mudanças que podem ser provocadas com o apoio dos cidadãos. Não adianta limpar se as pessoas continuarem sujando. É hora de mudar e mudar para melhor essa triste realidade”, finalizou o prefeito.

REPORTAGEM: Alita Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário