(site prefeitura de Manaus)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 14, uma reunião com os assessores de educação ambiental, gerentes e coordenadores das Divisões Distritais Zonais (DDZ) sobre o planejamento para o restante do ano letivo e trabalhos de educação ambiental e fiscal a serem desenvolvidos nas escolas.
A reunião foi promovida pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF). Educação ambiental e educação fiscal são os temas mais trabalhados pelos organizadores. Segundo o assessor de educação ambiental da Semed, André Soledade, levar ações educacionais, trabalhando o meio ambiente de forma favorável para a sociedade, assim como explicar exercícios de cidadania, direito e deveres para os alunos, são coisas fundamentais de todas as escolas.
“Todas as escolas devem trabalhar esse lado social, a preocupação com o meio ambiente, seus direitos, deveres e tributos. Por isso, fazemos essas reuniões, que costumam ser mensais, para nos atualizarmos sobre os temas que serão trabalhados com os alunos em sala de aula. Assessores de educação ambiental das DDZs participam e tem a obrigação de repassar em suas escolas”, relatou.
Ainda de acordo com Soledade, a reunião tratou da agenda ambiental escolar e já adiantou assuntos como a preparação do corpo docente para a Semana do Meio Ambiente, que será na primeira semana de junho e para a Segunda Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental.
“Vamos ter várias programações voltadas para o meio ambiente, por isso já estamos nos preparando para que os alunos participem de maneira efetiva com trabalhos e ações sociais. A final da Segunda Feira Municipal de Ciências ocorrerá no dia 14 de outubro, mas antes disso, os trabalhos dos alunos passarão por duas seletivas, uma na própria escola e outra na DDZ responsável pela escola”, informou.
Destaque na Educação Fiscal
Alunos da Semed foram destaque nas duas primeiras edições do Prêmio Nacional de Educação Ambiental, realizado em Brasília. O prêmio homenageia os melhores projetos de educação fiscal, que trabalham a importância social do tributo e das receitas públicas, assim como a qualidade do gasto público do País. De acordo com André Soledade, nesses dois anos Manaus foi a capital que mais inscreveu projetos de escolas para concorrer ao prêmio.
Em 2013, o evento recebeu 190 inscrições de 19 Estados e do Distrito Federal. Os alunos da rede municipal de Manaus chegaram à grande final e ficaram com o terceiro lugar.
“Foi uma grande experiência. Nós apresentamos bons projetos, nossas escolas já trabalham a educação fiscal no cotidiano e o prêmio surge como consequência. Ficamos com o terceiro lugar, mas fomos o primeiro lugar no Brasil em número de inscrições. Nesse ano, nós vamos colocar nosso projeto na primeira colocação”, garantiu o assessor.
O prêmio ocorre no dia 18 de novembro e o vencedor leva a quantia de R$ 15 mil e todas as escolas da Semed que tiverem projetos voltados para o tema podem participar.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário