(site da Prefeitura de Manaus)
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), marcou presença, na manhã desta terça-feira, 06, na abertura do III Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e do XVI Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia (PPGCASA), do Centro de Ciências do Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Os eventos ocorrerão até sábado, 10, no campus da universidade, com a participação da comunidade acadêmica, além de pesquisadores e reitores de diversas universidades e instituições de pesquisa dos países envolvidos. A finalidade é promover o intercâmbio de experiências e a discussão de atividades de pesquisas desenvolvidas em rede e voltadas para as Ciências do Ambiente. Participam representantes de universidades de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que representou o prefeito Arthur Virgilio Neto na solenidade de abertura, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento, discussão e intercâmbios de pesquisas e experiências exitosas entre políticas públicas voltadas para cidades de grande e médio porte, além das situadas em áreas rurais, tendo diferentes biomas como referência. “O PPGCASA nasceu para estudar o bioma amazônico, mas hoje, a partir desse intercâmbio, já possui outros biomas envolvidos, o que leva ao aumento do interesse por pesquisas voltadas à gestão ambiental de cidades situadas em biomas frágeis, como é o caso do amazônico”, explicou. É a primeira vez que o Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa acontece no Brasil.
O coordenador do PPGCASA, Henrique dos Santos Pereira, ressaltou que é a primeira vez também que o encontro, que visa a formação de processos de pesquisa em rede, coincide com o seminário internacional. Ele destacou que as discussões este ano estarão voltadas para a finalização de um projeto de doutorado internacional, durante a reunião do Conselho de Representantes da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa, na próxima sexta-feira, 09. Ao longo do evento, serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos dentro de sessões temáticas como “Interculturalidade, Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade”, “Educação e Percepção Ambiental”, “Áreas Protegidas, Comunidades Tradicionais e Inclusão Social”, “Governança Ambiental e Participação Social”, “Desenvolvimento Territorial, Local e de Cidades”, entre outras.
O juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, Adalberto Carim, disse acreditar que eventos como esses que possibilitam o intercâmbio de visões de outros países e regiões, podem levar ao compartilhamento de experiências bem-sucedidas. “A partir das discussões, conseguimos evoluir e é importante receber esse aporte de quem vivencia experiências bem sucedidas para que essas experiências possam ser vivenciadas aqui também”, afirmou.
Dentre os presentes na abertura do evento, estava o relator especial da Organização das Nações Unidas, Doudou Diène, que realizou a conferência “A Interculturalidade frente à crise civilizacional do século XXI”, além de autoridades estaduais. O evento conta com o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA).
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário