Gol

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeito anuncia nova parceria com o Governo do Estado



(site prefeitura de Manaus)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou na manhã desta quarta-feira, 29, em entrevista a uma emissora de rádio da cidade, que uma nova parceria com o governador Omar Aziz vai possibilitar a recuperação viária de diversos bairros de Manaus. A expectativa é que já na próxima semana sejam definidas as localidades contempladas, bem como o cronograma das obras e o total de investimentos, que serão aplicados conjuntamente pela Prefeitura e pelo Governo do Estado.
“Ontem estivemos reunidos com vários secretários ligados à infraestrutura para definir as prioridades. A meta é agir por ordem de necessidade, começando pelos bairros que apresentam os problemas mais graves de infraestrutura. Esse desdobramento dos trabalhos em parceria com o Governo do Estado tem dado um ótimo resultado, porque responde àquilo que a população espera e cabe no orçamento dos cofres públicos”, afirmou Arthur.
Ainda de acordo com o prefeito, os serviços seguirão os mesmos padrões empregados nas vias do Quadrilátero da Copa, envolvendo o recapeamento asfáltico, recuperação de sarjetas e meios-fios, além dos trabalhos de drenagem e embelezamento urbano. Ele comentou ainda sobre o sistema de iluminação pública da cidade.
“Este ano será o ano da iluminação pública, porque vamos dar muito mais cor para a cidade. Manaus não pode mais ficar as escuras, precisamos garantir mais segurança e conforto para população. Vamos trabalhar muito na requalificação dos bairros da capital e, onde não for possível dar uma solução definitiva, vamos entrar com a operação tapa-buraco para oferecer mais dignidade aos moradores”, completou o prefeito.
Recursos
Arthur Neto foi enfático ao dizer que a Prefeitura de Manaus faz sua própria economia para atender as necessidades essenciais do município, buscando também parceiras com órgãos estaduais e com a iniciativa privada. O prefeito destacou ainda que os recursos pleiteados junto ao Governo Federal são importantes para acelerar os projetos de preparação da cidade para a Copa do Mundo de Futebol. Entre eles: mobilidade urbana e revitalização do Centro Histórico.
Além das obras de infraestrutura dos bairros mais distantes da região central, a Prefeitura vai dar atenção especial com o orçamento do primeiro semestre de 2014 à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e a Defesa Civil de Manaus pelo fato de atuarem justamente no atendimento aos moradores das áreas de risco e desabrigados por conta das chuvas.
“Não queremos ser pegos de surpresa como fomos no ano passado. Queremos estar preparados, preventivamente, com colchões, cestas básicas e aluguel social. Mesmo com recursos escassos, é possível trabalhar, porque trabalhar com dinheiro todo mundo é capaz, mas trabalhar com o orçamento limitado é o diferencial de um bom administrador”, comentou o prefeito.
Esta semana, o Executivo Municipal recebeu a sinalização da liberação de R$ 1,1 bilhão em recursos federais e de entidades internacionais que devem ser liberados até o final de 2015. Até o mês de março, o Ministério das Cidades já deverá liberar inicialmente recursos de R$ 150 milhões, que serão aplicados, prioritariamente, na construção de rotatórias, passagens de nível, pavimentação, calçadas, entre outras obras.
“Acredito que essa é uma decisão irreversível do Governo Federal. Então, já pensamos em fazer licitação e tocar as obras em regime de Copa. Minha parte é fazer Manaus caber no seu orçamento, poupar recursos para investir em mais obras que beneficiem a população no próximo verão, tendo dinheiro para manutenção durante o inverno. O que chegar de ajuda de fora nos auxiliará a fazer não só um ano, mas uma gestão de muita solidez”, concluiu.

Manaus na Copa
Ainda durante a entrevista, o prefeito comentou sobre a grande procura das autoridades estrangeiras e da mídia internacional pela capital amazonense. Arthur revelou que recebeu uma carta do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, falando de seu interesse em realizar na véspera do jogo da seleção italiana contra a Inglaterra, no dia 14 de junho, um grande espetáculo no Teatro Amazonas.
“Ele quer trazer os nomes mais famosos da arte lírica italiana para cantar na capital, o que não deixa de ser um grande presente. E já fizemos uma solicitação parecida ao embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, que nos visitou recentemente, para que faça o mesmo, porque isso motiva o turismo. O nosso esforço, meu e do governador Omar Aziz, tem sido para tornar uma Manaus ainda mais bonita para receber os turistas. Queremos fortalecer esse mercado, trazendo mais recursos para cidade”, ressaltou Arthur Neto.
REPORTAGEM: Alita Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário