Gol

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Semsa capacita profissionais para atuação na Estratégia Saúde da Família na área fluvial



(site prefeitura de Manaus)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu, nesta quarta-feira, 22, mais uma etapa da oficina de Educação Permanente na Estratégia Saúde da Família (EducaESF), direcionada para profissionais que atuam na área ribeirinha. A oficina, que aconteceu auditório do Distrito de Saúde Oeste (Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, Conjunto Santos Dumont), das 8h às 17h, faz parte do processo de preparação dos profissionais da rede municipal para atuação de acordo com o novo modelo de atenção à saúde que vem sendo implantado e que pretende consolidar a Estratégia Saúde da Família (ESF) em 100% das Unidades Básicas do município de Manaus.

O diretor do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural), Elson Sabino de Paula, explica que a primeira a etapa da oficina aconteceu no dia 8 de janeiro e foi direcionada para profissionais das duas equipes que atuam na Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara) nas comunidades do rio Amazonas, e a segunda etapa foi voltada para as duas equipes que atuam nas comunidades do rio Negro. O grupo inclui médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.

“Anteriormente, o foco principal da Unidade Móvel Fluvial era voltado para o atendimento ambulatorial, ou seja, a consulta médica e o tratamento da doença. Com a implantação da Estratégia Saúde da Família, o foco será redirecionado para a manutenção da saúde da população, fortalecendo as ações de prevenção às doenças”, destaca Elson de Paula.

As etapas do EducaESF direcionado para os profissionais da Unidade Móvel Fluvial terão continuidade durante o período de seis meses, com a abordagem de temas como os “Modelos Assistenciais da ESF”, a “Contextualização da Saúde no Estado do Amazonas” e o “Processo de Implantação da Rede Saúde Manauara”, além de orientar sobre a adaptação do profissional às diferenças culturais e costumes da população ribeirinha.

O diretor da Atenção Primária da Semsa, o médico Nilson Ando, informa que o EducaESF também está sendo realizado como forma de preparação para a ampliação da cobertura de atendimento prevista na Rede Saúde Manauara. “A Prefeitura de Manaus pretende construir 40 novas Unidades Básicas de Saúde, vai reformar outras 45 e ampliar 18 Unidades de Saúde na área rural e dez na área urbana. São medidas que vão permitir a ampliação da cobertura da ESF de 30% para 70% da população, em um prazo de três anos. Para isso, precisamos ter equipes adaptadas ao novo modelo de atenção”.

Para a área ribeirinha, a Prefeitura de Manaus também vai construir duas Unidades Móveis Fluviais que irão permitir ampliar o atendimento nas 11 comunidades do rio Amazonas e nas dez comunidades do rio Negro, passando de quatro para oito equipes de profissionais. A construção das Unidades Móveis Fluviais deve ser concluída em seis meses.

Novo modelo
A Estratégia Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes de saúde a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, aumentando o vínculo da população com a equipe de saúde, garantindo uma relação de confiança e conhecendo o perfil epidemiológico específico da comunidade atendida.

Departamento de Comunicação – SEMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário