Gol

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeitura de Manaus implanta 57 Conselhos Locais de Saúde



(site prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira (21), a implantação de 57 Conselhos Locais de Saúde, instâncias do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO), que irão atuar junto a 57 unidades básicas. O projeto envolve 614 conselheiros locais.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que os Conselhos Locais de Saúde (CLSs) têm como função propor, contribuir e deliberar sobre a gestão da saúde, de forma local, em unidades municipais, com 50% de seus membros formados por representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% representantes de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Cada conselho atua como parceiro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na identificação das principais necessidades da população no que se refere às questões de saúde, avaliando as ações desenvolvidas na unidade de saúde e propondo sugestões para a qualificação dos serviços oferecidos”.

O processo de implantação foi iniciado com os 14 Conselhos Locais de Saúde que irão atuar nas zonas Oeste e Centro-Oeste, em cerimônia realizada no auditório do Distrito de Saúde Oeste, na rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, Conjunto Santos Dumont, Zona Centro-Oeste.

Nesta terça-feira, também houve a implantação dos Conselhos Locais de Saúde que atenderão a zona Sul de Manaus. A programação segue nesta quarta-feira (22), às 8h30, com a implantação dos Conselhos na zona Leste, no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), situado na rua J, etapa B, bairro São José Operário.

Em seguida, ocorrerá a implantação dos Conselhos Locais da zona Norte, que ocorrerá a partir das 14h, no Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes, localizado no Manoa. A programação  encerrará no dia 29 de janeiro, às 14h, com a implantação dos Conselhos Locais de Saúde da zona Rural, também no auditório do Distrito de Saúde Oeste.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador da Comissão de Assessoramento e Implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde, conselheiro Gilson Aguiar da Silva, informou que a intenção do Conselho Municipal é fortalecer cada vez mais o controle social e a participação popular na gestão do SUS.

Uma das estratégias utilizadas será a instalação dos Conselhos em sedes próprias. “Este ano, 20 prédios das antigas Unidades de Saúde da Família, as ‘casinhas de saúde’, serão repassadas ao CMS para o funcionamento de 20 Conselhos Locais, distribuídos nas zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. Todas as sedes serão equipadas com uma estrutura mínima com mesas, cadeiras, armários, frigobar e computadores para a atuação dos conselheiros locais. Essa é uma forma de aproximar ainda mais a população das ações de controle social”, destacou Gilson Aguiar.

Departamento de Comunicação – Semsa
Reportagem: Eurivânia Galúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário