Gol

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estudantes conhecem projetos de êxito da rede municipal de educação em feira



(site prefeitura de Manaus)

feiraestrm (2)

A Prefeitura de Manaus está participando da 5ª edição da Feira Norte do Estudante com a exposição de projetos desenvolvidos nas instituições de ensino da rede. O evento teve início na manhã desta quinta-feira, 25, e segue até 27 de setembro, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista.

Duas turmas do 8º e 9º ano da Escola Municipal Dalvina Silva de Oliveira, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, visitaram a feira nesta manhã. O estudante Victor Henrique dos Santos, 15, explicou que gostou do ambiente e ainda este ano pretende escolher a profissão que vai seguir. “É a primeira vez que participo e achei muito interessante, pois eles apresentam novas ideias para estudarmos”.

Já Jeymison Wesley Mendes, 16, aproveitou para aprender um pouco mais da língua inglesa na mesa pedagógica do projeto English for kids da Semed – um formato de curso livre ministrado no contraturno dos alunos do Ensino Fundamental.

“Estou fazendo uma leitura sobre o corpo humano, porém, as palavras são em inglês. Temos que montar as palavras para elas serem reproduzidas na tela. Na minha escola nós temos uma mesa dessa e eu acho muito bom porque podemos trabalhar com a tecnologia”, ressaltou o aluno.

Projetos
Ao visitar o stand da Prefeitura de Manaus, os visitantes têm a oportunidade de conhecer projetos executados com êxito dentro das escolas, como o de Educação Fiscal, Viajando na Leitura, Ampliando Horizontes, Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e Lego Educacional.

Além de conhecer os trabalhos, os participantes também podem interagir e compartilhar experiências com os professores e coordenadores da Semed. A coordenadora do English for kids, Kátia Florência, comentou sobre a aceitação do projeto.

“Estamos participando pela segunda vez da feira e é sempre um sucesso. É uma oportunidade muito legal para as crianças adquirirem outros idiomas. Nós ouvimos muitos comentários positivos dos participantes e muitos querem saber como fazer para participar, sejam adolescentes ou universitários”, contou.

O projeto Lego Educacional também chamou a atenção dos estudantes. A coordenadora dele, Stela Hubner, explicou sobre o trabalho pedagógico. “Nós trabalhamos com o Lego Educacional desde 2006 e, atualmente, temos 120 escolas que executam o projeto. Além de integrar os alunos, eles começam a ter noções de tecnologia e desenvolvem habilidades necessárias para o convívio com os colegas”.

As construções feitas pelos estudantes impressionam os visitantes. Eles montam cortadores de grama, carros de bombeiros, carrosséis, planetários e até sismógrafo com as peças do lego.

“Cada montagem leva o estudante a um desafio. Ele vai ter que superar e encontrar uma solução. Temos o exemplo de uma escola com o desafio de fazer a limpeza das unidades, mas os alunos e professores foram além e criaram uma máquina, um protótipo para fazer a limpeza das escolas”, complementou Stela.

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Lton Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188

Nenhum comentário:

Postar um comentário