Gol

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Manaus Previdência faz simulações de aposentadoria na CMM



(site prefeitura de Manaus)

aposentcmm2

A servidora Aldenira Afonso, 57, completou 30 anos de serviço na Câmara Municipal de Manaus. Mesmo com possibilidade de em breve se aposentar, diz que pretende trabalhar até os 70 anos. Mesmo ainda longe de atingir a idade, tem curiosidade de saber quanto passaria a receber se se aposentasse daqui a três anos. “Quero saber como ficaria o valor dos meus ganhos, já que tenho empréstimo em banco”, confidenciou.

Aldenira foi uma dos 25 servidores que participaram da palestra da Manaus Previdência dentro do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), da Câmara Municipal de Manaus durante toda a manhã desta quinta-feira, 18. Além de abordar várias questões previdenciárias, a equipe da previdência municipal também realizou simulações de aposentadorias para cada um dos participantes.

A gerente da Área Previdenciária da Manaus Previdência, Daniela Benayon, destacou que ações como essa não apenas aproxima a previdência do servidor, mas esclarece e orienta sobre procedimentos adequados que evitam perdas desnecessárias na transição do ativo para o inativo. “Informes gerais dados na palestra e a simulação ajudam no encaminhamento correto do processo”, enfatizou.

A palestra ficou a cargo do assessor jurídico Marco Antônio Araújo, da Procuradoria (Projur), que explanou sobre as formas de aposentadoria; direitos de dependentes; união estável; descendentes fora do casamento e muitos outros temas, incluindo exemplos de valores de aposentadorias de acordo com o que determina a legislação. “Pendências da vida funcional devem ser regularizadas antes do processo de aposentadoria se concretizar”, alertou o assessor aos pré-aposentandos.

Outro pré-aposentando que fez questão de tirar dúvidas foi Ronaldo Redman, 59, 40 deles trabalhando no legislativo municipal. Iniciando a vida funcional como motorista, passando depois por vários outros cargos, hoje atua como segurança. Ronaldo admite que nunca se preocupou com a aposentadoria, mas com essa possibilidade de aproximando, achou melhor se informar sobre o assunto.

“Minha ideia inicial é trabalhar até os 70 anos, quando acontece a aposentadoria compulsória. Mas, vamos ver se o que eu aprender aqui vai mudar minha opinião e eu resolva me aposentar já no ano que vem”.

A assistente social Terezinha Pinheiro, cujo setor coordena o PPA na Câmara, junto com a área da psicologia, disse que a metodologia apresentada pela Manaus Previdência sobre o tema explicita bem o assunto, pois alia informes teóricos à prática, por meio da simulação do cálculo previdenciário. “Isso vai ao encontro da expectativa do público, usando linguajar e exemplos diretos, proporcionando clareza nos informes sobre as regras de transição, que já são complexas por natureza”.

Segundo Terezinha, o PPA existe desde 2009 e já orientou mais de 50 pessoas no período. A turma que participou do procedimento durante toda esta semana é a quarta, onde foi registrada a participação de 25 servidores.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência
Fotos: Thiago Correa (CMM) e Tayana Rebouças (Manaus Previdência)
Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8029

Nenhum comentário:

Postar um comentário