Gol

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estudantes da zona Oeste apresentam mais de 50 projetos científicos



(site prefeitura de Manaus)

mcprojc (2)

Estudantes das escolas municipais da zona Oeste de Manaus desenvolveram e apresentaram, na manhã desta quinta-feira, 25, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, 53 projetos científicos. Entre os temas dos trabalhos, diversas indagações, como por exemplo: Qual a importância da ingestão de frutas e legumes? Como vivem as formigas? Que animais amazônicos estão em perigo de extinção? e muitas outras perguntas que despertam a curiosidade dos estudantes.

A atividade é parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que está estimulando a produção de trabalhos de pesquisa nas unidades de ensino da capital. Nesta etapa, foram reunidos os melhores projetos de 51 escolas da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ2) nos segmentos de educação infantil, 1º ao 9º ano, educação de jovens e adultos (EJA) e Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA).

A Feira de Ciências é uma competição dividida em três etapas que irá premiar os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal. A primeira etapa ocorreu entre os meses de maio e agosto nas escolas. Agora, serão escolhidos os melhores projetos que representarão as DDZs. A última etapa será em outubro.

“É um momento de culminância dos trabalhos pesquisados na escola e uma oportunidade de mostrar o que a escola tem trabalhado no ano. O legal é que está sendo em um lugar aberto, dando a oportunidade de mais pessoas prestigiarem”, observou a chefe da DDZ Oeste, Regina Ortiz.

Trabalhos
Os alunos do 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Herman Gmeiner apresentaram o “Fantástico Mundo das Formigas”. Para isso, foi montada uma tenda com figuras das variadas espécies de formigas existentes.

Segundo a professora Socorro Viana, coordenadora do projeto, no jardim da escola existem muitas formigas, e os alunos sempre gostavam de observar os formigueiros e a forma como os insetos carregam os alimentos.

“Nas nossas caminhadas pela escola, eles (alunos) sempre observavam os formigueiros e isso chamava a atenção deles. Eu percebi o interesse deles. E vi que isso seria um tema interessante para eles. Então fizemos pesquisas, assistimos o filme ‘Lucas um intruso no formigueiro’ para fazer o projeto”, explicou.

Campeão do concurso de 2013, com o trabalho sobre a água, o Cmei Elza Damasceno abordou neste ano o tema ‘Comer, aprender e crescer com as vitaminas’. Uma banca com várias frutas, verduras e legumes fazia parte do cenário. O projeto surgiu após a direção da escola perceber que as crianças rejeitavam esses alimentos na merenda escolar.

Lara Sophia Souza, de cinco anos, falou sobre os alimentos ricos em vitamina C e D. “A vitamina D é muito importante para o nosso organismo e deixa os nossos ossos fortes. Ela é fabricada na nossa pele sobre o efeito de raios solares. Você a encontra, também, na gema do ovo”.

TEXTO: Thiago Botelho
FOTOS: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188

Nenhum comentário:

Postar um comentário