Gol

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Curso de atualização no diagnóstico da malária é promovido pela Semsa



(site prefeitura de Manaus)

cursoatualizamalaria (2)

Com a meta de aprimorar a qualidade dos serviços de diagnóstico da malária, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) está realizando o curso “Atualização em Diagnóstico de Hemoparasitos” para 112 microscopistas da rede municipal de saúde que trabalham realizando o diagnóstico da doença nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

A gerente de Apoio e Diagnóstico da Semsa, a farmacêutica bioquímica Helaine de Araújo Virgolino, explica que o curso tem a finalidade de ampliar o conhecimento dos microscopistas tanto no diagnóstico quanto no preenchimento de formulários padrão exigidos pelo Ministério da Saúde. “A Semsa realiza o curso periodicamente para qualificar os profissionais no controle da malária”, informa Helaine Virgolino.

No ano passado, foram realizados 148.582 exames para o diagnóstico da malária e de janeiro a maio deste ano já foram 69.521 exames, envolvendo as modalidades de busca ativa e passiva de pacientes suspeitos e lâmina de verificação de cura (pacientes que receberam tratamentos e retornam para a certificação da cura da doença).

Pelo fato de o diagnóstico ser uma atividade complexa e de grande importância para o controle da malária, o Ministério da Saúde recomenda que a atualização seja realizada a cada dois anos, garantindo a qualidade técnica do serviço. “A intenção é oferecer a qualificação necessária para que os microscopistas não percam a sensibilidade em detectar a doença precocemente, evitando divergências no diagnóstico”, destaca o chefe do Núcleo de Controle da Malária, João Altecir Nepomuceno da Silva.

Durante o curso, os profissionais recebem informações para atualização do boletim informativo para o Ministério da Saúde e para a realização de teste rápido para malária e do exame de gota espessa. O resultado do exame sai em 30 minutos e o tratamento começa logo após o diagnóstico.

A programação do curso foi dividida em etapas para atender aos grupos de cada Distrito de Saúde. A primeira teve início no mês de abril, envolvendo profissionais da zona Rural de Manaus, área terrestre e fluvial. Também já foi iniciada a capacitação de profissionais do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) e que será concluída no período de 6 a 10 de julho, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Frei Valério Di Carlo, bairro Novo Israel, envolvendo ainda profissionais do Disa Sul. A capacitação de profissionais do Disas Oeste e Leste está marcada para o mês de julho.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: Assessoria/ Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315

Nenhum comentário:

Postar um comentário