Gol

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sistema de coleta especial chega a mais uma feira de Manaus



(site prefeitura de Manaus)

coletaespecial (2)

A Feira Osvaldo Frota II, rua 25, Cidade Nova, é mais uma a adotar um sistema diferente de coleta de resíduos. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o novo modelo, implantado esta semana, conta com a participação direta dos permissionários da feira e da população, que deverão descartar seus resíduos diretamente em um carro coletor da Prefeitura de Manaus.

O sistema de coleta especial funciona com a permanência de um carro coletor na feira por aproximadamente 30 minutos, período no qual os usuários da feira podem dispor seus resíduos diretamente no veículo. “O carro recebe os resíduos e já leva ao destino final. Com isso, diminui o acúmulo de lixo, mau cheiro, proliferação de animais e resíduos espalhados pela rua. São soluções simples que dão nova cara a estas áreas”, avaliou o Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Ele destacou que a mudança de atitude gera um resultado positivo no futuro. “Essa modalidade é eficiente porque os próprios comerciantes e moradores da área vão até o coletor e descartam seus resíduos. Após pouco tempo de adaptação, eles passam a separar o lixo e destinar os recicláveis de forma correta”.

A Feira Osvaldo Frota II conta com 27 boxes comerciais. Segundo Adriano Rodrigues, Gerente de Articulação Comunitária da Semulsp, o modelo de coleta implantado no local segue os mesmos moldes do adotado no Mercado Adolpho Lisboa e Feira da Japiinlândia.

“Para a viabilização desse sistema, a Semulsp precisou se aproximar dos usuários locais, levando informações e expondo as vantagens de se colaborar para a retirada imediata do lixo e não mais acumular resíduos em locais não adequados” explicou.

Para implantar este sistema de coleta diferenciado nas feiras e comércios de rua da cidade, a Semulsp desloca anteriormente suas equipes de conscientização e educação ambiental aos locais para reuniões e trabalhos de sensibilização da população.

“É muito importante ouvir a posição desses usuários e permissionários. A participação popular é uma grande vitória para a Prefeitura Municipal, porque o apoio da sociedade permite a melhoria dos serviços públicos”, ressaltou Paulo Farias.

Feiras e comércios
Esse modelo já é utilizado na Japiinlândia; na região comercial do Jorge Teixeira, conhecido como Fuxico; nas áreas comerciais do Dom Pedro/Alvorada e, desde o início deste mês, no Mercado Adolpho Lisboa. Lá, a diferença já é visível.

“Em vez da presença incômoda de um container cheio de lixo, os permissionários e usuários podem contar com um carro coletor, destacado para o local. Além da vantagem estética e higiênica, com a saída do container, novas vagas foram liberadas para estacionamento”, comentou o Subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças. Esses modelos, juntos, atendem a mais de 1000 pessoas, entre usuários e comerciantes.

Fotos: Arlesson Sicsú
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014


Nenhum comentário:

Postar um comentário