Gol

terça-feira, 30 de junho de 2015

Faixa Liberada será levada para mais três localidades a partir desta semana



(site prefeitura de Manaus)


faixalibnovloc (2)

Mais três áreas da cidade receberão o projeto Faixa Liberada a partir desta semana. Na sexta-feira, 3, o projeto começa no Conjunto Viver Melhor, na Torquato Tapajós, zona Norte. No sábado, 4, será levado para o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) da Cachoeirinha, zona Sul, e no domingo, 5, para o São José 3, na zona Leste.

A expansão para as três localidade ocorre três meses após o projeto chegar a zona Leste, na avenida Itaúba, Jorge Teixeira. Já consolidado, o local oferece além do espaço para caminhada, atividades como ginástica e aeróbica, artes marciais e jogos para jovens e crianças.

No último domingo, a Faixa Liberada da Itaúba reuniu adultos e crianças, que jogaram futebol de rua, vôlei, ping-pong e aprenderam ténicas de jiu-jítsu com o professor Orley Lobato. Para os admiradores da prática, a oportunidade não poderia ser melhor. “Quero ver meu filho praticando esse esporte”, disse o técnico em administração Roberto Dias da Silva, cujo filho, Roberto Júnior, de 9 anos, era um dos mais animados em observar as técnicas de jiu-jítsu.

O secretário Sildomar Abtibol, a frente da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), responsável pelo projeto dentro da Prefeitura de Manaus, explicou que, a partir da orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Semjel vai ampliar a oferta de espaços destinados à prática de esportes. Para isso, ele destacou a decisão de iniciar na próxima sexta-feira, a partir das 16h, o projeto Faixa Liberada no Conjunto Viver Melhor. No sábado, também no final da tarde, a faixa vai acontecer no Prosamim da Cachoeirinha e no bairro  São José 3 será no domingo pela manhã.

“Sabemos que a prática de esportes afasta as crianças e jovens de situações de vulnerabilidade social, por isso vamos implementar ações no sentido de estimular não só a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes, mas também para adultos e idosos”, destacou Sildomar. Para ele, é importante lembrar que quanto mais as pessoas praticarem esporte, menos irão às Unidades Básicas de Saúde (UBS) porque o esporte fomenta a saúde.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus mantém o Projeto Faixa Liberada nas noites de quarta-feira e nas manhãs de domingo na Ponta Negra, zona Oeste. Também durante as manhãs de domingo no Passeio do Mindu e no Parque das Laranjeiras, ambos na zona Centro-Sul. No final das tardes de domingo o projeto ocorre na Itaúba, Jorge Teixeira, zona Leste.

Texto: Ana Celia Ossame
Fotos: Mauro Smith/ Semjel

Nenhum comentário:

Postar um comentário