Gol

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Prefeito Arthur Virgílio Neto e lideranças comunitárias encaminham soluções para demandas da zona Sul



(site prefeitura de Manaus)

prefclidera (2)

O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve reunido, na noite desta terça-feira, 30, com representantes de lideranças comunitárias dos bairros da Zona Sul. Durante o encontro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, os comunitários apresentaram as principais reivindicações como forma de buscar melhorias para aquela área da cidade. De acordo com o prefeito, a prática passará a ser cotidiana e se estenderá às demais zonas.

Ao lado de secretários e diretores municipais de Infraestrutura, Saúde, Educação, Esportes, Mulher e Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Transportes Urbanos e Trânsito, o prefeito discutiu com os moradores as melhores alternativas para resolver os problemas das comunidades de forma direta, ouvindo as demandas de cada localidade.

Representantes de nove comunidades, como Betânia, Lagoa Verde, Jardim Mauá, Mauzinho, São Lázaro, Vila da Felicidade, Morro da Liberdade, além da presidente da Federação Amazonense das Comunidades participaram das discussões. Dentre os assuntos mais solicitados estavam a infraestrutura, saúde, limpeza e a reivindicação de espaços para a prática esportiva.

“Fiquei muito impressionado. Nove deles se pronunciaram de forma objetiva e bem focados nos objetivos que vieram buscar. Ouvi todas as reivindicações apresentadas individualmente e respondi ponto por ponto a todas as solicitações. Claro que sempre apresentando de forma clara o ‘sim’ para aquelas solicitações viáveis e o ‘não’ para aquelas que estavam fora do nosso alcance. Foi uma reunião muito proveitosa e correta e aqui encontramos lideranças, que de fato mostraram preocupação com as comunidades que representam”, afirmou o prefeito.

O representante da associação dos moradores do bairro da Betânia, Roberval Martins, destacou que essa foi a primeira vez que um líder do Executivo Municipal dialoga abertamente com um grupo de moradores da zona Sul de Manaus. Segundo ele, a iniciativa serviu para que pudessem expor os problemas e ao mesmo tempo alcançar uma resposta mais imediata.

“Falamos sobre a questão da infraestrutura de algumas ruas e sobre a Unidade Básica de Saúde. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito, que dentro do possível vai atender algumas das reivindicações apresentadas por nós. Vamos sair daqui felizes e esperamos que a comunidade seja atendida”, comentou Martins.

A presidente da Federação Amazonense das Comunidades, Neuda Maria, ressaltou a atenção dada pelo prefeito às reivindicações apresentadas pelos comunitários. Ela destacou a sinceridade apresentada por Arthur Neto em relação aos problemas que podem e aqueles que não serão resolvidos no momento.

“Se você tem que dizer um não que diga, mas com autenticidade e com o respeito que a liderança quer ouvir. Assim podemos falar de forma real com os moradores. Conseguimos encaminhar várias solicitações ”, frisou ela.

Algumas das soluções encaminhadas foram: sinalização de trânsito no Mauzinho; carretas estacionadas no Jardim Mauá e no Mauazinho; iluminação no Morro da Liberdade; infraestrutura da escola na Vila da Felicidade; asfaltamento em ruas do São Lázaro e da Betânia; e prazo para inauguração de novas UBSs.

De acordo com Neuda, durante a reunião ficou acordado que a próxima área a participar de uma reunião com o prefeito será a zona Norte. Ela explicou a data do encontro ainda será marcada, mas adiantou que deverá ocorrer em duas etapas, uma vez que a zona Norte concentra um número bem maior de comunidades. Os representantes dos bairros devem procurar a Federação Amazonense das Comunidades para participar do encontro.

Texto: Carla Albuquerque
Fotos: Mário Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário