Gol

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Prefeitura e artesãos alinham estratégias para a realocação



(site prefeitura de Manaus)

prefartestenr (2)

Artesãos da Praça Tenreiro Aranha, no Centro, participaram, nesta quinta-feira, 30, de uma reunião com representantes de órgãos da prefeitura para o alinhamento das estratégias para a realocação dos trabalhadores que vão deixar o espaço. A reunião envolveu a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), Ouvidoria Municipal e a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef). Durante o encontro, os artesãos sugeriram três áreas para a análise da prefeitura.

“Nós vamos analisar a viabilidade de todas as sugestões que eles estão nos trazendo. Estamos aqui para encontrar junto com eles a melhor solução, de forma que a mudança de local não seja tão impactante”, explicou o subsecretário do Centro, Glauco Francesco.

Os 45 artesãos que serão realocados da Praça Tenreiro Aranha terão direito à Bolsa Auxílio no valor de R$1.000,00 pagos pelo Fumipeq, por todo o período em que estiverem no local provisório. Eles também vão receber uma cesta básica mensal.

Uma comissão de cinco artesãos foi formada, para acompanhar, a partir desta quinta-feira, todas as decisões sobre a mudança, tais como local para onde serão realocados, discussão sobre layout, andamento das obras e como vai funcionar o processo de realocação.

“Nós ficamos preocupados, porque são anos trabalhando nesse local. A mudança assusta. Por isso pedimos a reunião, pra entender melhor como vai ser esse processo, saber se tem duração, e o mais importante, para onde vamos. Mas sabemos que a prefeitura está buscando uma boa solução para nós”, declarou Jacy Nunes, integrante da comissão.

Ainda de acordo com o subsecretário do Centro Histórico, é muito importante que todo esse processo seja construído junto aos artesãos. “Hoje ainda, vamos começar a estudar a viabilidade dos locais sugeridos e no início da próxima semana vamos chamar a comissão para uma reunião, na qual vamos informá-los sobre as adaptações que serão necessárias e acertar, junto com eles, todos os detalhes da realocação. Um dos compromissos do prefeito Arthur Virgílio Neto no processo de requalificação do Centro Histórico, é causar o mínimo de transtorno, possível aos trabalhadores”, finalizou Glauco Francesco.

A Praça Tenreiro Aranha, bem como as ruas do entorno da Praça, entram em reforma no mês de agosto.

Fotos: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário