Gol

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Operação integrada garantiu segurança da população no Réveillon 2014



(site do governo do Amazonas)

O modelo de segurança integrada no Réveillon 2014 garantiu a tranquilidade nas principais festas da cidade como Ponta Negra, zona oeste, e avenida itaúba, zona leste, e ainda nos bairros de Manaus, segundo avaliação feita, nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2014, pelo secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Ele destaca que a estratégia, baseada no modelo que será utilizada durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus, repercutiu positividade na segurança de toda a cidade, que teve poucos registros de ocorrências graves, em relação ao ano passado. De acordo com dados do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Sistema de Segurança, somente na Ponta Negra o público estimado foi de 150 mil pessoas, tendo em alguns momentos até 300 mil, considerando o público de pessoas que passaram pelo local. Já o Réveillon da zona leste atraiu cerca de 60 mil pessoas.
De acordo com o coronel Dan Câmara, a maioria das ocorrências nas principais festas da cidade está relacionada com os casos de desordem, envolvendo pessoas que excederam o consumo de bebidas alcoólicas. Desde o início da manhã de ontem, até a madrugada do dia 1º de janeiro, foi registrado um homicídio.
Dos Centros Integrados de Comando e Controle Locais, (CICC-Locais), um instalado na Ponta Negra, e outro na avenida itaúba, os representantes dos mais de 20 órgãos envolvidos acompanham a execução da operação, adotando o modelo que será também aplicado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus. “Nós faremos uma avaliação dessa operação, como forma de aperfeiçoarmos ainda mais esse modelo de segurança integrada que estamos trabalhando”, destacou Dan Câmara.
No geral, a operação contou com um efetivo de 2,5 mil servidores, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização (Manaustrans), entre outros órgãos estaduais e municipais.
Além dos policiais e servidores, a operação teve o reforço de 20 câmeras de segurança que foram sendo monitoradas no CICC-Movel,na Ponta Negra e na zona leste, das plataformas de observação elevada, e no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Todos esses equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Comando e Controle que está recebendo o investimento de, aproximadamente, R$ 67 milhões dos governos estadual e federal, sendo composto pelo Centro Integrado de comando e Controle Regional (CICCR), que está em construção, dois CICCs móveis com tecnologia embarcada, sistema de imageamento aéreo e plataformas de observação elevadas, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário