Gol

terça-feira, 15 de março de 2016

Cresce comércio irregular de frutas em Manaus



(Portal Acrítica)

Sem permissão, vendedores estacionam ‘carros ambulantes’ pelas ruas de Manaus, obstruindo calçadas e atrapalhando o trânsito

  • Um dos carros ambulantes fica parado próximo de em área verde do bairro Cidade Nova 1, na Zona Norte de Manaus
    FOTO: Aguilar Abecassis
    Os vendedores ambulantes de frutas estão ocupando cada vez mais espaços nos bairros de Manaus. Fora das feiras municipais autorizadas, por conta da “burocracia”, eles arrumam um automóvel, adaptam os expositores para os produtos e vendem livremente. No entanto, o comércio irregular incomoda alguns moradores e chega a atrapalhar o trânsito. 
    Na rua Flórida, antiga Tucuna, no bairro Cidade Nova 1, Zona Norte, um vendedor instalou um carro na calçada de uma praça, que também é uma área verde. No local, ele vende bananas, mamãos e laranjas. Incomodados, alguns vizinhos reclamam do comércio e denunciam a poluição da área verde. 
    “Além de ficar sujo, esta banca tira a beleza da nossa praia. Esse tipo de comércio não é legal e nós já denunciamos aos órgãos responsáveis e nada fizeram”, disse uma das moradoras, que preferiu não ter o nome divulgado. 
    O dono do carro ambulante, Márcio Rodrigues, nega a denúncia e diz que não deixa a praça suja. “Eu vendo frutas porque preciso, este é meu ganha pão. Ao contrário do que denunciaram, eu que limpo esta praça todos os dias e cuido deste local”, argumentou. 
    Segundo ele, um fiscal da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) já esteve no local e disse apenas para ele procurar a secretária para regularizar a situação. Do outro lado da via, na avenida Bispo Pedro Massa, a cena se repete. Outra banca de frutas, desta vez instalada na calçada, atrapalha a passagem dos pedestres.
    Atrapalha o trânsito
    Na avenida Umberto Calderaro, na Zona Centro-Sul de Manaus, uma kombi velha, que se quer possui as rodas, foi instalada na calçada, em frente ao Passeio do Mindu. Atraídos pelas uvas e morangos, os motoristas chegam a parar em plena via de trânsito rápido, causando congestionamento no local. A cena é muito comum e irrita outros motoristas. “Como é que a pessoa para numa via dessas para comprar frutas? É muita irresponsabilidade”, questiona o mecatrônico Luiz Alencar.    
    Fiscalização
    Procurados, a Sempab informou que este tipo de venda é irregular e que frutas só podem ser comercializadas dentro de feiras e mercados regularizados. Segundo a pasta, os carros citados na reportagem já foram orientados a deixar os locais. 
    A assessoria da Sempab informou ainda que o subsecretário Fábio Albuquerque vai se reunir com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Leonel Feitoza, para tratarem deste assunto, uma vez que a pasta “não pode prender carros e nem tão pouco fazer apreensão de mercadorias dentro de veículos particulares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário