Gol

sexta-feira, 4 de março de 2016

Prefeitura prepara programação de saúde para marcar Dia Internacional da Mulher



(site prefeitura de Manaus)


carreta2

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prepara ações de promoção e prevenção voltadas para o público feminino. A meta é reforçar junto às mulheres informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, facilitar o acesso ao atendimento na rede municipal.

A programação já inicia nesta sexta-feira, dia 4, na Unidade Prisional Semiaberto Feminina, na avenida Codajás, no bairro Cachoeirinha, sob coordenação do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul). O foco principal da ação é o Planejamento Reprodutivo, de acordo com solicitação do grupo de mulheres atendidas na Unidade Prisional.

“O Disa Sul é responsável por prestar serviços de atenção básica às internas da Unidade Prisional e a parceria inclui a oferta de atendimento médico e enfermagem, ações educativas, de imunização e coleta de exames. O foco no planejamento reprodutivo é uma forma de orientar sobre a como uma gravidez planejada garante a saúde da mulher e do bebê, principalmente levando em consideração os riscos do Zika Vírus”, explicou a enfermeira Ana Maria Jezini, responsável pelo programa de Saúde Prisional do Disa Sul.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, para o Planejamento Reprodutivo, a Semsa oferece à população uma série de alternativas. “As Unidades de Saúde promovem atividades educativas abordando o tema e disponibilizam preservativos feminino e masculino, anticoncepcionais orais e injetáveis, Dispositivo Intrauterino (DIU), vasectomia e a laqueadura. Todos são oferecidos de forma gratuita. Mas a população deve procurar orientação dos profissionais de saúde nas UBSs para definir as opções mais adequadas à realidade de cada indivíduo”, informou.

Unidades Móveis

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher também estarão reforçando o atendimento durante toda a Semana da Mulher, de 7 a 11 de março. Uma delas estará estacionada no pátio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no Parque 10 de Novembro, que programou uma série de ações direcionadas à aquisição de direitos, saúde e bem-estar da mulher. Na Delegacia da Mulher, o Disa Sul também está preparando a oferta de atendimento médico durante a próxima semana.

Outra Unidade Móvel de Saúde da Mulher irá atender no Studio 5, no bairro Distrito Industrial. Uma terceira Unidade Móvel estará estacionada no shopping Via Norte, no bairro Nova Cidade, mas o atendimento já inicia nesta sexta-feira, dia 4, com oferta dos serviços também na manhã de sábado, dia 5.

Cada uma das três Unidades Móveis tem uma oferta diária de 40 exames de mamografia e 50 de ultrassonografia. No caso de exames de ultrassonografia, todas as mulheres devem apresentar a requisição médica, o RG e o CPF.

São oferecidas as seguintes ultrassonografias: abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas. Para a ultrassonografia das mamas, a paciente também precisa levar a última mamografia realizada.

Para o exame de mamografia, mulheres de até 49 anos precisam apresentar requisição médica, RG e CPF. Mulheres com idade a partir de 50 anos não precisam de requisição médica, mas devem apresentar os documentos pessoais.

O atendimento nas Unidades Móveis inicia às 8h, quando é feita a entrega de fichas para as pacientes.


Texto: Eurivânia Galúcio
Fotos: Divulgação / Assessoria Semsa

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135

Nenhum comentário:

Postar um comentário