Gol

quarta-feira, 23 de março de 2016

Parque das Nascentes do Mindu comemora aniversário com atividades no Dia Mundial da Água



(site prefeitura de Manaus)


pqnasmindu (2)

O Parque Nascentes do Mindu, responsável pela proteção das três nascentes que dão origem ao maior igarapé de Manaus, o igarapé do Mindu, foi o local escolhido pela Prefeitura de Manaus para marcar as homenagens ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira, 22.

A unidade de conservação, que também completa dez anos de criação este ano, recebeu aproximadamente 200 pessoas, entre alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino, situadas no entorno da unidade, comunitários, servidores da Semmas e membros do Conselho Consultivo do Parque. Todos se uniram para um abraço simbólico ao parque.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, abriu as atividades ressaltando a importância da sensibilização das novas gerações como garantia de um futuro melhor para as áreas protegidas, onde existem mananciais hídricos de nascentes, que são a garantia de revitalização para cursos d’água, a exemplo do igarapé do Mindu. “É importante que todos vocês defendam a preservação deste espaço, onde estão as nascentes do maior igarapé de Manaus, porque elas são a esperança de, no futuro, termos um corpo hídrico menos poluído”, afirmou.

O gestor do parque, Marco Antônio Lima, ressaltou que datas como a do Dia Mundial da Água são importantes para uma reflexão sobre a importância dos fragmentos florestais na vida das grandes cidades. “Espaços como esse do Parque Nascentes do Mindu são salas de aula a céu aberto e nosso desafio é trazer a sociedade para dentro das nossas unidades de conservação”, explicou.

Um total de 100 alunos das escolas municipais Raul Veiga, Ivone Maria e Álvaro Valle participou das atividades. De acordo com o diretor de áreas protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Márcio Bentes, a participação dos estudantes é importante, pois os sensibiliza a serem agentes fiscalizadores contra a poluição dos rios da cidade.

“O nosso desafio de manter esse parque é grande. Precisamos proteger o principal recurso construído dentro dele que é a água. Sabemos que sozinho não conseguimos fazer, precisamos da sociedade e das escolas. As crianças são o nosso público alvo de transformação e se nós trabalharmos desde agora com esses meninos, nessa fase que eles estão absorvendo conhecimento, acreditamos que irão se transformar em cidadãos melhores e nos ajudar nesse processo”, disse.

A Escola Raul Veiga, situada a aproximadamente 500 metros do Parque, tem investido em ações pedagógicas sobre o meio ambiente. A aluna Kathellem Cerdeira, 14, do 7º ano, disse que o colégio promove visitas periódicas ao parque e são realizados trabalhos sobre o tema. A estudante demonstrou tristeza em saber que muitos ainda não se preocupam com a preservação do meio ambiente. “A gente fica triste vendo tanta maldade com a natureza, que é uma coisa tão bonita e está sendo tão prejudicada. Eu diria para essas pessoas preservarem a água. Quando forem escovar os dentes fecharem a torneira, varrer o quintal, tirar o lixo do rio”, orientou.

Apelo
O estudante do 5º ano da Escola Municipal Ivone Maria, Daniel Muniz, 9, deixou um recado aos moradores do entorno da nascente do Mindu. “A gente precisa não poluir a água e jogar lixo no lugar certo. Não pode poluir os esgotos porque senão o sujo vai para os igarapés” falou ao explicar como faz em sua casa. “A gente pega e recicla algumas coisas que dão para reutilizar e também jogamos lixo no lugar certo. Nós não jogamos na rua. Fizemos uma lixeira e jogamos nosso lixo lá”, garantiu.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gina Gama, também falou da importância de festejar e chamar a atenção da população para a preservação do local. “Estamos utilizando o Dia Mundial da Água, para fazer uma reflexão da importância de preservarmos esse bem precioso e chamar a atenção para nossas nascentes”, observou.

O abraço simbólico foi feito no pátio externo da unidade. As crianças participaram também de jogos ambientais, com a equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, e ao final cantaram parabéns para o parque, com direito a bolo e a animação do grupo Reciclabando Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Fotos: Karla Vieira e Arlesson Sicsú
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684

Nenhum comentário:

Postar um comentário