Gol

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Decisão judicial pode tirar o WhatsApp do ar em todo o Brasil

(portal Acrítica)

Juiz de Teresina (PI) determina a suspensão do aplicativo até o cumprimento da ordem judicial, em todo território nacional, em caráter de urgência

Governo pretende monitorar WhatsApp para prever manifestações
Juiz de Teresina, no Piauí, determina a suspensão do aplicativo em todo o território nacional (Divulgação)
Uma decisão do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), pode banir de uma vez por todas os serviços do aplicativo “WhatsApp” em todo o Brasil, segundo informações do site “O Globo”.
De acordo com a publicação, o tramite do processo corre em segredo de Justiça e foi divulgado pela revista "Época", na edição desta quarta-feira (25).
No processo, o juiz determina que a operadora "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial (...), em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com".
O texto afirma ainda que a companhia deve "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de mensagens multi-plataforma denomidada Whatsapp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional".
Antes de cumpri-la, a operadora tenta cassar o quanto antes a decisão, tomada pelo magistrado no dia 11 de fevereiro. A empresa foi comunicada no dia 19 de fevereiro, por ofício encaminhado pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
A informação parcial da extinção do aplicativo começa a repercutir e “viralizar” nas redes sociais de todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário