(portal Acrítica)
Via
para ciclistas terá 14,6 quilômetros da avenida Boulevard, Zona Sul, à
Marina do Davi, Zona Oeste, e custará “pouco menos de R$ 18 milhões”.
Até agora, foram inaugurados dois quilômetros e 320 metros à custo de R$
400 mil
Entre
elogios e críticas, ficou difícil lembrar que a polêmica faixa vermelha
destinada a ciclistas sobre o canteiro central da avenida Boulevard
Álvaro Maia, na Zona Sul de Manaus, é parte de um maior e mais ambicioso
plano de via para ciclistas com 14,6 quilômetros que, no papel, conectará o final da rua Duque de Caxias, no bairro Praça 14, à Marina do Davi, bairro Tarumã, na Zona Oeste.
Segundo
a prefeitura, as obras fazem parte do lote 4 do Quadrilátero da Copa,
licitado em 2013, onde estão inclusas as seguintes obras: recapeamento
total das avenidas Brasil, Ipase, Compensa, São Jorge e Boulevard Álvaro
Maia, com consertos e adequações de vários trechos de calçada, meio-fio
e sarjeta. Até agora, dois quilômetros e 320 metros de via para
ciclistas foi inaugurado, no domingo passado, dia 8.
Sobre
o valor usado para a construção da via para ciclistas na Boulevard, uma
placa foi instalada pela Prefeitura de Manaus no local onde consta que o
orçamento total da obra, que foi de R$ 22 milhões. Apesar desta
informação estar ali para visualização do público, o subsecretário
de obras públicas de Manaus, Antônio Nelson, explica foi o lote 4 da
Copa que foi orçado a quase R$ 23 milhões, não somente a via para
ciclista.
"O
lote 4 teve esse valor de contrato. Depois de um replanilhamento, o
valor ficou em pouco menos de R$ 18 milhões. Desse valor, foram
repassados cerca de R$ 10,4 milhões para a empresa contratada. Desse
valor, R$ 440 mil foram destinados para a adaptação do trecho de ‘ciclovia’ já entregue”, ressaltou. Ou seja, o primeiro trecho inaugurado, dois quilômetros e 320 metros, custou R$ 440 mil.
Segundo
Antônio, apesar de estar contemplada dentro de um pacote feito pensando
para a Copa, alterações no projeto acarretaram a demora na entrega da
via. “[Precisávamos alterar], pois a Copa do Mundo se aproximava e não
teríamos tempo de concluir. Foi feito todo o recapeamento das avenidas
do lote 4 e ficou faltando a ‘ciclovia’, da qual o primeiro trecho foi
entregue”, disse o subsecretário de obras.
Sem licitação
A
previsão é de que a via para ciclistas tenha um total de 14,6
quilômetros de extensão da Boulevard à Marina do Davi. Começando com o
trecho já entregue, o trajeto deve seguir pelas avenidas Brasil e
Coronel Teixeira até chegar à Marina do Davi, no entanto, estes outros
trechos ainda não foram licitados. Segundo a Prefeitura, outro trecho da
obra deve ser licitado ainda no primeiro semestre de 2015, sem dar um
prazo exato.
Trechos diferentes
Já
foi anunciado que o percurso será composto de trechos de ciclovia, de
ciclofaixa, como a já entregue na Boulevard Álvaro Maia, e de área
compartilhada. A forma de disposição desses trechos, no entanto, ainda
não foi decidida. Na obra da via para ciclistas já inaugurada foi
realizado alteração do nível do canteiro central e sinalização do chão
com pintura.
A
diferença entre eles está na proximidade que o ciclista tem com os
demais veículos. Enquanto a ciclovia compreende um espaço fisicamente
segregado para circulação exclusiva de bicicletas, a ciclofaixa é
demarcada somente através da pintura do pavimento, sem qualquer
divisória. O espaço compartilhado, como o próprio nome indica, é onde
carros e bicicletas dividem espaço – o que já é regra em quase toda a
Manaus.
Obstáculos
A
primeira parte da via para ciclistas na avenida Boulevard, apesar de
oficialmente inaugurada, apresenta trechos aparentemente inacabados como
pedaços quebrados de concreto bem no meio do trajeto, desníveis
discrepantes em diversos trechos e até um poste pequeno com placa bem no
meio da via.
Futuro
A
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou já estuda a
possibilidade de instalar uma ciclovia conectando a avenida das Torres e
a Bola do Mindú, na Zona Centro-Sul, e ciclofaixas nas avenidas
Jornalista Humberto Calderaro Filho e Perimetral (ambas também na Zona
Centro-Sul). A ideia, segundo o órgão, é que todos esses espaço
destinados aos ciclistas sejam interligados.
Ciclo o quê?
Tanto
a população quanto a Prefeitura estão perdidos sobre como chamar o
espaço pintado de vermelho no canteiro central da avenida Boulevard. A
confusão acontece por não se tratar de uma obra que respeite uma
definição, ou seja, o que a Prefeitura fez não tem nome definido porque
tanto a ciclofaixa quanto a ciclovia não são feitas em lugares
destinados a pedestres.
Ciclovia
Uma
ciclovia é um espaço na rua ou avenida, separado fisicamente (por meio
de grade, muretas, blocos de concreto e etc) para o tráfego exclusivo de
veículos leves (sem motor).
Ciclofaixa
Já
a ciclofaixa é feita apenas com uma faixa pintada no chão da rua ou
avenida, é mais indicada para lugares com o trânsito calmo.
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