Gol

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Escola municipal promove ação para combater a dengue entre alunos e a comunidade

(site prefeitura de Manaus)
combdengue (2)

Mais de 700 alunos da Escola Municipal Poeta Mário de Miranda Quintana, na Cidade de Deus, zona Norte, participaram de uma palestra de combate a dengue, na manhã desta quinta-feira, 26, ministrada por agendes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os sintomas e forma de combate à doença estavam entre os assuntos abordados na ação.

De acordo com a diretora da escola, Máglicia da Silva, a informação repassada para as crianças é uma maneira eficaz de multiplicar os cuidados, uma vez que eles podem passar para os pais, parentes e vizinhos o que aprenderam.

“Na verdade, essa parceria com a Semsa já existe há algum tempo. Vamos fazer ações aqui na escola e depois marcaremos uma passeata pelas ruas do bairro”, destacou a diretora, lembrando que casos da doença já chegaram a afetar a frequência de alguns alunos.

O aluno Gustavo Nascimento, do 5º ano, é um exemplo de que ações como esta dão certo. Ele disse ter aprendido com a palestra sobre como evitar a reprodução do mosquito da dengue.

“Os primeiro sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, mancha no corpo e dor atrás dos olhos. Para que o mosquito não se reproduza, temos que evitar deixar a água parada, tirar a água dos pneus velhos, botar as garrafas de cabeça para baixo e trocar todo mês a água da caixa. A dengue gosta de escurinho e gosta de colocar os ovos nas paredes”, explicou.

Experiências
Uma mesa com microscópio e um aedes aegypti foi montada e as crianças puderam visualizar como os ovos se reproduzem até se tornarem um mosquito. Após a experiência, o pequeno Diogo da Silva, do 2º ano, disse que quer matar todos os mosquitos.

“Quando chegar em casa hoje vou lavar a caixa (d’agua) com a minha irmã”, prometeu.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos/Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188

Nenhum comentário:

Postar um comentário