Gol

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Reivindicação de usuários para reativar UBS

(site prefeitura de Manaus)
reinvidicUBS (2)

Em atenção à reivindicação de moradores do bairro São Francisco, zona Sul, para retomar o funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 48 em um imóvel que havia sido desativado há seis anos por problemas estruturais, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, visitou a UBS localizada na rua Pimenta Bueno, na manhã desta quinta-feira, 26, com a intenção de identificar a possibilidade de retomar o atendimento no local, após reformas.

“A previsão é de que no máximo em 60 dias possamos concluir toda a reforma da UBSF e retomar o atendimento no prédio, atendendo a reivindicação da população”, disse o secretário. Mesmo com a desativação do prédio há seis anos, a equipe da UBSF, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, foi deslocada para a UBS São Francisco, realizando o atendimento dos moradores da área de abrangência do prédio da Unidade de Saúde, conforme determina a Estratégia Saúde da Família (ESF).

No final de 2014, a equipe passou a atender na Escola Municipal Tereza Abtibol, localizada em uma área mais próxima ao prédio da UBSF. Para o empilhador Luiz França, que mora no bairro há 30 anos, a presença da equipe no prédio da UBSF – S 48, mais próxima da comunidade, vai garantir um acesso mais fácil aos serviços de saúde, como era realizado antes da desativação do prédio. “Eu tenho carro e posso fazer o deslocamento de forma facilitada, mas os demais moradores, que precisam descer e subir ladeira para chegar a outro local de atendimento, têm muita dificuldade e por isso mobilizamos a comunidade para retomar o funcionamento do prédio”, destacou o morador.

A equipe da UBSF – S 48, com estrutura física construída de 32 metros quadrados, é responsável pelo atendimento de 4,5 mil pessoas. Cada UBSF oferece serviços como administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas sociais como o Bolsa Família, consulta de enfermagem e médica em atenção primária à saúde, curativo, dispensação de medicamentos, imunização e nebulização.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: José Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário