Gol

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Prefeitura promove ações em comunidades rurais para prevenir a população sobre doenças



(site prefeitura de Manaus)

disarural (2)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações de educação em saúde nas comunidades rurais durante o período que antecede o Carnaval. As ações visam prevenir a população quanto a ocorrência de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids), malária e dengue, principalmente nos balneários e locais de retiros religiosos.

A atividade é realizada todos os anos e tem mostrado resultados positivos, como a redução de 21% dos casos de malária registrados pelo Distrito de Saúde Rural (Disa Rural) no ano passado, em comparação com o número de casos de 2013.

Para encerrar o trabalho pré-carnaval de Educação em Saúde, o Disa Rural promoveu nesta sexta-feira, 13, uma mobilização na comunidade Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do rio Negro, com a apresentação do bloco de Carnaval “Foliões da Saúde Rural”, onde houve a distribuição de preservativos, de folders informativos e oferta de testes rápidos para a detecção de HIV. Foi realizado ainda um concurso para premiar a melhor marcha de Carnaval, a melhor fantasia e o folião mais animado.

A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Christiane Mendonça, explicou que os profissionais de saúde também realizam o monitoramento dos balneários e retiros com orientações aos proprietários sobre as ações de prevenção, a importância da colocação das telas de proteção e do uso de  mosquiteiros. “A maior preocupação na área rural, fluvial e terrestre, ainda é com a transmissão da malária, já que, no monitoramento que realizamos, há pouco registro do agente transmissor da dengue”, ressalta Christiane Mendonça.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o trabalho de Educação em Saúde é permanente, dentro da rotina de trabalho dos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da área rural, e realizado em todas as comunidades.

Para a dona de casa Vani Silva de Almeida, moradora da comunidade Nossa Senhora do Livramento, a ação tem colaborado na redução das doenças com a divulgação de informações e de conscientização de todos os moradores. “Moro há 35 anos nessa comunidade e conheço pessoas que tiveram malária 12 vezes, mas hoje em dia isso é um problema que acontece mais com quem não toma os cuidados necessários, como tomar banho de igarapé no horário em que o mosquito costuma transmitir a doença”, destaca a moradora.

Mobilização
A Semsa também vai reforçar as ações de prevenção até o final das festas de Carnaval. Na área urbana de Manaus, o foco principal é a prevenção aos acidentes de trânsito pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, a prevenção às DST’s/Aids e o combate à dengue e à febre chikungunya.

O plano de mobilização será executado no período de 13 a 17 de fevereiro, quando serão distribuídos 140 mil preservativos, com maior concentração de ações nos desfiles das escolas de samba (dias 13,14 e 15) e no Carnaboi (dia 16).

As equipes de saúde irão atuar nos principais pontos de entrada e saída como a rodoviária, barreira da Polícia Militar na AM – 010, o Porto da Ceasa, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a Marina do Davi e o Porto de Manaus.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário