Gol

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prefeitura lança estratégia de combate à anemia em creches municipais

(site prefeitura de Manaus)
combateanemia (2)

A Prefeitura de Manaus iniciou na manhã desta segunda, 23, a implantação do NutriSUS, uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, coordenada pelo Ministério da Saúde, e que vai beneficiar, inicialmente, 463 crianças atendidas em quatro creches municipais. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches. O público-alvo são crianças com idade de seis a 48 meses.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que o foco principal da fortificação com micronutrientes é a prevenção à anemia, doença que pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento de crianças. “O objetivo do NutriSUS é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais das crianças na primeira infância, que é uma fase intensa de crescimento. E, nessa fase, a criança dificilmente ingere alimentos na quantidade ideal para suprir a necessidade do organismo”, destacou Homero de Miranda Leão.

A coordenadora das ações de Saúde Nutricional da Semsa, Tânia Batista, informou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já trabalha com programas que focam no combate à anemia na primeira infância e durante o pré-natal, considerando que crianças na faixa etária de seis a 48 meses e mulheres grávidas são mais vulneráveis à doença.

Os programas municipais incluem a suplementação de ferro durante todo o pré-natal e até três meses depois do parto, quando as mulheres recebem ácido fólico e sulfato ferroso para prevenir a anemia. Também é realizado o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, já que o leite materno é uma fonte de ferro. “A anemia é um problema de saúde pública e que deixa a criança mais predisposta a contrair infecções, com menor resistência imunológica e compromete o crescimento. Além disso, a doença também dificulta o aprendizado da criança, que tem maior dificuldade de concentração e fica cansada facilmente”, destacou Tânia Batista.

Antes de iniciar a estratégia nas creches, os profissionais de saúde realizaram um trabalho de sensibilização junto aos pais para a inclusão do sachê na merenda escolar. A pedagoga Maria Frazão, mãe de uma das crianças atendidas na creche, diz que ficou mais tranquila após saber do uso dos micronutrientes na alimentação da filha. “A minha filha come muito bem frutas, legumes e verduras, mas com um ano e três meses ela teve anemia detectada, inclusive precisou de medicamentos. Então, acredito que a nova estratégia vai beneficiar a saúde dela e de todas as crianças”, comemorou Maria Frazão.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, acompanhou esse primeiro dia do NutriSus nas creches. “Essa é uma estratégia de fortificação alimentar das nossas crianças. Queremos melhorar as condições de saúde delas e favorecer o aprendizado. Nós da área da educação nos beneficiamos com esse projeto no sentido de que as crianças terão condições de aprender mais”, observou.

A gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, lembrou que “as crianças das creches aprendem por estímulos. Os professores estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor por meio de brincadeiras e se essa criança não tiver uma boa nutrição, provavelmente, ela será suscetível ao cansaço e à falta de vontade de interagir com os colegas. Acredito que combater isso é a principal função do NutriSus no ponto de vista pedagógico”.

Distribuição
O reforço nutricional será distribuído em sachês contendo 15 micronutrientes, entre eles Vitaminas A, D, E, B1, B2, B6, B12, Niacina, Ácido Fólico, Zinco, Ferro, Cobre, Selênio e Iodo. Os sachês já estão sendo utilizados nas creches Professora Eliana de Freitas Moraes (Rua 16 de Agosto, s/n. Riacho Doce III – Bairro Cidade Nova); Escritor Manuel Octávio Rodrigues de Souza (Avenida Solimões, c/ rua 17, s/n, Loteamento Jardim Mauá – Distrito Industrial); Maria Ferreira Bernardes (Rua Fazendinha, s/n, Comunidade Fazendinha – Cidade Nova); e Magdalena  Arce Daou (Rua Professor Carlos Mesquita, s/n, Santa Luzia).

O NutriSUS está sendo implementado como uma das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A implantação será gradativa e a meta é atender 1.200 crianças em creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Reportagem: Eurivânia Galúcio  e Thiago Botelho
Fotos: José Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário