Gol

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

SMTU fiscaliza atuação de motoristas de ônibus na Constantino Nery

(site prefeitura de Manaus)
transpfxazul (2)

Durante fiscalização realizada entre 6h e 9h30 da manhã desta terça-feira, 24, nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros do Bus Rapid System (BRS), localizadas na avenida Constantino Nery, fiscais de transporte da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) não flagraram nenhum motorista de ônibus saindo de suas faixas de circulação. Conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, as empresas de transporte coletivo serão multadas se os motoristas de ônibus forem vistos transitando na faixa central da avenida.

De acordo com a lei municipal n.º 1779 de 17/10/201, a multa aplicada às empresas que não atenderem às determinações da Prefeitura, tem o valor de 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 4.189,00. A população também pode denunciar o descumprimento às normas do BRS por meio do SAC SMTU (118) ou pelos telefones 3632-2115 e 3632-2116. Para isso, é preciso anotar a data, horário, o número de ordem do ônibus e a linha a que ele pertence.

O superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, reuniu com os diretores das empresas do sistema de transporte coletivo na tarde desta segunda-feira, 23, para reforçar a importância do cumprimento das determinações da prefeitura. “Para que o sistema se aperfeiçoe, é necessária a colaboração de todos. A maioria dos condutores dos automóveis já tem feito a sua parte e os motoristas de ônibus também precisam fazer a sua. Já havíamos orientado e agora vamos fiscalizar”, afirmou.

Por cinco dias, os motoristas receberam orientações dos fiscais que estavam nas plataformas do BRS da Constantino Nery, sobre as regras de circulação das linhas que trafegam por esta via.

A fiscalização foi interrompida entre 10h e 13h da manhã devido a uma manifestação realizada na avenida Constantino Nery, que interditou temporariamente o Terminal de Integração 1 (T1) e prejudicou o funcionamento da faixa azul.

Regras
A principal determinação é a de que ônibus que fazem embarque e desembarque nas plataformas, somente podem trafegar na faixa azul e os que fazem embarque e desembarque nos pontos de parada da direita somente poderão trafegar na faixa da direita. Manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa somente são permitidas aos ônibus em casos de necessidade, onde a faixa em que estão autorizados a trafegar esteja obstruída.

Exceção para as linhas 540 e 652, que utilizam a pista da esquerda, mas ao seguirem no sentido Centro/bairro, precisam ir para a faixa da direita após a plataforma localizada em frente ao Millennium Shopping, para que façam a conversão na avenida Darcy Vargas.

Mais articulados
Três ônibus articulados que realizam viagens nos horários de pico da linha 356 que atende o Conjunto Residencial Viver Melhor, zona Norte, começaram a trafegar na faixa azul a partir desta terça-feira, 24. Os articulados dessa linha realizam 12 viagens durante o dia, divididas nos horários de maior demanda de passageiros da manhã e da noite. Com isso, 83 ônibus articulados utilizam o corredor exclusivo da avenida Constantino Nery.

Pedro Carvalho adianta que novas medidas estarão sendo adotadas nas próximas semanas para que mais ônibus passem a utilizar a faixa azul.

Linhas que podem utilizar a faixa do BRS:
Ônibus convencionais: 26
208 - Cj. Hiléia / T1 / Centro
219 - A. Montenegro / T1 / Centro
225 - N. Esperança / T1 / Pça. Saudade
540 - Ouro Verde / T1 / Centro

Ônibus articulados: 83
300 – T3 -1 / Centro
356-  Resid. Viver Melhor/ T1/ Centro (12 viagens)
448 – Cidade Deus / T1 / Centro
500 – Novo Israel / T1 / Centro
560 – T4 / C.Deus / N. Cidade / T1 / Centro
640 – T4-3 / C.Nova / T1 / Centro
652 – T4 / V-8 / T1/ Centro

Foto: Assessoria SMTU
Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 92 3236-4840 / 98842-7289

Nenhum comentário:

Postar um comentário