Gol

segunda-feira, 16 de março de 2015

Gestores e técnicos de 246 UBS recebem capacitação visando metas para 2015

(site prefeitura de Manaus)
Gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram de atividades de capacitação oferecidos pelo órgão numa iniciativa de que visa o alcance de metas de atuação de cada um dos cinco Distritos de Saúde (Disa) de Manaus. A programação foi realizada durante as últimas três semanas, com os cursos de “Monitoramento e Avaliação de Indicadores Prioritários de Saúde” e “Implantação de Equipes de Saúde”, para atualizar as informações sobre os processos de cumprimento das metas para 2015, treinamento com atuação prática dos gestores e a apresentação dos trabalhos e das metas de atuação dos Disas.

O curso foi realizado na Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), envolvendo profissionais de 246 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, em que ficaram estabelecidas ainda metas para o desenvolvimento de ações de prevenção a doenças como tuberculose, hanseníase, malária e dengue. “As outras ações prioritárias de saúde estão relacionadas à cobertura vacinal, realização de exames, consultas médicas, implementação de programas de combate à hipertensão e ao diabetes e, ainda, a visita dos Agentes Comunitários de Saúde que vão criar a atmosfera perfeita para a concretização das estratégias de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Todas as ações foram discutidas para a definição de estratégias e a criação das metas que possam atender a realidade local de cada unidade. Os Disas e os Departamentos serão responsáveis pelo acompanhamento técnico e avaliação da implementação das ações. “Aqui nosso objetivo é levantar as prioridades de atuação, dentro dos 147 indicadores que já existem. Para o nosso sistema de saúde municipal, 23 são os mais importantes para a nossa estratégia de atuação”, disse a enfermeira Nayara Maksoud.

Implementação dos Indicadores

Os indicadores prioritários em nível de Gestão serão implantados por 28 Apoiadores Institucionais. Eles também recebem orientação, em outro curso realizado na Escola de Serviço Público Municipal (ESPI). Depois da definição das ações prioritárias, os profissionais da Semsa vão para as Unidades promover a implementação das ações.

“Esses técnicos estarão prontos para aplicar as metas das ações prioritárias, criadas em nível de gerência. Eles vão estar na ponta do serviço municipal de saúde, do atendimento em todas as unidades. Nós queremos que os resultados deste trabalho seja a melhoria no atendimento da população em nossas unidades de saúde”, disse a coordenadora da Estratégia Saúde da Família da Semsa, Núbya Rodrigues.

Departamento de Comunicação – SEMSA

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário