Gol

segunda-feira, 23 de março de 2015

Moradores da zona Leste são contemplados com o projeto Faixa Liberada

(site prefeitura de Manaus)

ZL02

A partir deste domingo, 22, a população ganha mais um espaço para praticar atividades físicas ao ar livre com segurança. Trata-se da expansão do projeto Faixa Liberada à zona Leste, que ocorrerá na Avenida Itaúba, das 7h às 12h, no trecho que compreende a rotatória Hilário Gurjão, na Feira do Fuxico, até a Bola do Produtor.
Implantada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a iniciativa consiste na interdição de uma via, em determinado horário, para que as pessoas possam se exercitar sem que elas precisem disputar o espaço com veículos, que ficam proibidos de trafegar pelo local durante as atividades.

Para garantir maior fluidez no trânsito, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito  (Manaustrans) darão suporte à sinalização viária do lugar. Ao longo de toda a manhã o espaço contará com a presença de estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física da Universidade Nilton Lins, que irão realizar aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional e darão dicas sobre a forma correta de fazer exercícios físicos, respeitando as limitações de cada pessoa.
Secretário da Semjel, Elvys Damasceno faz um convite a toda comunidade da zona Leste para comparecer à Faixa Liberada neste domingo. De acordo com ele, essa é mais uma grande conquista da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que não mede esforços em prol do esporte e bem-estar da população, que passa a contar com mais uma opção de lazer aos domingos.

“Pretendemos levar o projeto Faixa Liberada a todas as zonas da cidade para que as pessoas não precisem percorrer longos caminhos para ter acesso a esta iniciativa, que consegue reunir, em média, dois mil participantes a cada edição. Estamos muito felizes com mais esta conquista. Esperamos que os moradores da zona Leste aproveitem o espaço para praticar diferentes atividades físicas, como caminhadas e corridas, e tenham muitos momentos felizes em família na Faixa Liberada”, declarou Damasceno.

Sobre o projeto

Iniciado em 2010, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, o projeto Faixa Liberada ocorre atualmente no local em dias e horários distintos: às quartas-feiras, no período das 17h às 22h, e aos domingos, das 6h às 12h.

A primeira expansão aconteceu no início de 2014, quando os amantes de esportes radicais passaram a contar, aos domingos, das 6h às 12h, com uma ladeira de aproximadamente 1 km de extensão, situada no Conjunto Parque das Laranjeiras, precisamente na Avenida Visconde de Porto Seguro, para aperfeiçoar habilidades. O espaço recebe a cada edição praticantes de trike drift, longboard, skate e patins.

Em dezembro de 2014 o projeto Faixa Liberada foi levado ao Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul da cidade, onde foram realizados serviços de tapa-buraco, drenagem superficial e substituição de luminárias nos 800 metros de extensão das duas vias de acesso ao lugar para receber a iniciativa, bastante elogiada pelos moradores daquela área da cidade.

Com a chegada à zona Leste, já são quatro os espaços disponibilizados à população para a prática de atividades físicas aos domingos e três as zonas da cidade contempladas pelo projeto, mantido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

Fotos: Antônio Lima/Semjel

Nenhum comentário:

Postar um comentário