Gol

segunda-feira, 30 de março de 2015

Semed entrega à Vemaqa projeto para educação ambiental nas Ocas do Conhecimento

(site prefeitura de Manaus)
ocaconhecimento (2)

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gina Gama, entregou na manhã desta sexta-feira, 27, o projeto básico “Ressignificando as atividades socioambientais e o espaço de educação ambiental não formal” ao Juiz Titular na Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim Antônio. O objetivo é alocar insumos e serviços para a melhoria da estrutura física e operacional dos espaços ambientais.

O documento foi protocolado na sala da Vemaqa, no Fórum Ministro Henoch Reis, avenida André Araújo e a meta é beneficiar as Ocas da Cidade do Leste, Puraquequara e Nova Cidade, que atendem jovens e adolescentes com aulas de educação ambiental, plantação de mudas, reutilização do óleo, hortaliças, produção de sabão, reaproveitamento de garrafas pet e artesanato com vidros e latas.

A solicitação visa à manutenção dos espaços educacionais, atualização do acervo didático, equipamentos tecnológicos e ampliação do espaço físico, devido a grande procura da comunidade pelos cursos oferecidos na área de educação ambiental e socioeducativa.

De acordo com a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental na Semed, Gina Gama, o projeto básico entregue ao titular da Vemaqa relata a necessidade de utilizar os espaços junto à comunidade com uma estrutura melhor, assim como atender os comunitários em torno das Ocas. Gama destacou, ainda, que a intenção é conseguir insumos para garantir a melhoria das Ocas e dos serviços oferecidos à comunidade.

“Nós estamos muito felizes com a audiência que tivemos com Dr. Adalberto Carim. Entre as solicitações estão a manutenção desses espaços, material tecnológico (computadores, data show) para nossas ações e, se possível, uma ampliação. Será algo imprescindível, porque as Ocas lidam diretamente com as comunidades onde estão  inseridas”, disse a gestora.

Para o titular da Vemaqa, Adalberto Carim, as Ocas do Conhecimento, têm um papel fundamental na conscientização, preservação, além de levar conhecimento às pessoas sobre a questão ambiental.

“As Ocas são os braços da Vara do Meio Ambiente, que consorciado com a Semed, conseguem levar às comunidades as noções essenciais de como viver em harmonia com meio o ambiente. Esse trabalho deve ser priorizado, onde essas reinvindicações nós vamos trabalhar com Ministério Público, para que possamos auxiliar da melhor maneira possível e as Ocas sejam, realmente, diferenciadas em seus locais de atuação”, explicou.

Parcerias
As Ocas do Conhecimento Ambiental contam com as parcerias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Uninorte, Instituto Embeleze e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Na segunda quinzena de abril, a Oca do Conhecimento do Puraquequara firmou uma parceria com a Marinha do Brasil, em que proporcionará um curso de habilitação para condução de lanchas (Arrais). O objetivo é beneficiar as pessoas que trabalham com pequenas embarcações e dependem do transporte fluvial para deslocação e pesca.

Ocas
Projeto idealizado pela Vemaqa, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, a Oca do Conhecimento Ambiental tem como finalidade desenvolver ações socioeducativas utilizando a educação não formal, com alunos no contraturno das aulas regulares, além de dar apoio e fortalecimento no tema de educação ambiental, voltado para o público escolar e para a comunidade em geral. As Ocas surgiram de uma ação da Justiça, como forma de compensar algum dano causado por pessoas ou empresas ao meio ambiente.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Cleomir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário