Gol

segunda-feira, 23 de março de 2015

Prefeito participa de ação de reflorestamento no Campo Dourado pelo Dia da Árvore

(site prefeitura de Manaus)

ARVORE02

A Prefeitura de Manaus realizou neste sábado, 21, quando se comemora o Dia da Árvore na Amazônia, uma ação de recomposição florestal no loteamento Campo Dourado, que fica no bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital. O local foi escolhido por ser o primeiro a receber o projeto “Espaço Verde na Comunidade”, que recupera áreas verdes degradadas e as devolve para a população equipadas com aparelhos de esporte e lazer.

Ao todo, 300 mudas nativas da região, frutíferas e florestais, foram plantadas com ajuda dos moradores da localidade. Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que colocou a mão na terra e plantou uma seringueira – árvore símbolo da Amazônia – a conscientização da sociedade acerca da preservação é o principal fator transformador para se criar um ambiente melhor para se viver.

“Essa é uma proposta magnífica, que não custa caro e, por outro lado, traz grandes resultados, porque não só recupera e protege as áreas verdes degradadas, mas também insere a comunidade nesse processo, aproximando os moradores da natureza e fazendo com que se sintam responsáveis pela preservação e manutenção desses espaços”, afirmou o prefeito.

De acordo com Kátia Schweickardt, que está em fase de transição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Espaço Verde Campo Dourado será entregue em abril e, ainda este ano, outras cinco localidades devem receber a mesma ação.

“A população precisa entender o fragmento florestal como parte da sua vida e zelar por ele, porque o principal protagonista da preservação ambiental é a própria população. São essas atitudes que vão garantir mais qualidade de vida e a qualidade das águas, uma vez que a floresta também é responsável pela sobrevivência das nascentes. Por isso, todo esse problema hídrico que o país e o mundo têm enfrentado também é reflexo desse modelo de desenvolvimento que negou as florestas”, defendeu a secretária.

Além de pista de caminhada, quadra poliesportiva e quadra de areia, o projeto Espaço Verde na Comunidade, também oferecerá aos moradores do Campo Dourado e comunidades vizinhas, academia ao ar livre, parque infantil e um centro social.

‘Amigos do Verde’

Durante a ação de reflorestamento, quem plantou uma muda recebeu o certificado de “Amigo do Verde”, uma maneira de valorizar as pessoas comprometidas com o meio ambiente. A aposentada Maria Luíza, que representa uma das lideranças comunitárias do Campo Dourado, disse que para colher é preciso antes plantar. “Daqui a um tempo isso aqui vai ficar uma beleza, já está tudo muito bonito, mas quando essas árvores crescerem vai ser ainda melhor. Será só sombra e água fresca”, brincou.

E para que o verde esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, também foram distribuídas mudas frutíferas e ornamentais. Quem não perdeu a oportunidade para deixar seu jardim ainda mais bonito foi a dona de casa Luziane Guimarães. “Eu adoro a natureza e gosto de ver a minha casa cheia de plantas”, comentou.

Até as crianças deram exemplo de cidadania. Yasmim Ferreira de Andrade, de apenas 6 anos, faz parte do grupo de escoteiros Murilo Braga e já aprendeu a lição. “Todo mundo tem que cuidar do meio ambiente, porque a natureza é a nossa casa”, disse a pequena ecologista.

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Marcio James

Nenhum comentário:

Postar um comentário