Gol

quarta-feira, 18 de março de 2015

Minicurso de Horta Orgânica é estendido por mais um dia

(site prefeitura de Manaus)

Minicurso de Horta Orgânica é estendido por mais um dia

minicursohortaorg (2)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), decidiu estender por mais um dia a realização do Minicurso de Horta Orgânica, devido à grande procura registrada no processo de inscrição de participantes. Antes previsto para acontecer apenas nos dias 17 e 18, no Parque Municipal Lagoa do Japiim, o minicurso foi prorrogado até o 19. No total, se inscreveram 120 pessoas, que foram divididas em três turmas de 40 alunos para cada dia. As inscrições foram gratuitas e já se encerraram.

O minicurso é oferecido pela Semmas, com as aulas ministradas pelo técnico agrícola Edson Fonseca Seixas, da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab). De acordo com os organizadores, a grande procura se deve ao interesse cada vez maior das pessoas em consumir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

Com apenas um manhã de aulas prática e teórica, o minicurso teve a total aprovação dos participantes no primeiro dia de atividades. A turismóloga Tatiana Froner, 35, moradora do Parque Dez, foi uma das que participaram da primeira turma. Segundo ela, apesar de já ter visto alguns vídeos na internet sobre esse tipo de trabalho, o minicurso foi uma oportunidade prática de aprender a fazer canteiros. O analista de sistema Vanderli Silva, 40, residente na Cidade Nova, conta que já tem horta em casa e o minicurso foi uma oportunidade de aprender mais sobre plantas e formas de cultivo. “Gosto de plantas e na minha casa tirei o cimento do quintal para colocar grama e vasos com cebola, tomate, coentro, entre outras hortaliças”, afirmou ele.

O objetivo do curso é repassar noções básicas sobre a horta orgânica, com informações sobre o modo de preparo do solo e os diferentes tipos de canteiros que podem ser utilizados. Um dos que mais despertam a atenção dos participantes é o canteiro vertical feito com garrafas pet.  Durante as aulas, ministradas pelo técnico agrícola da Sempab, Edson Fonseca Seixas, os alunos recebem informações sobre os diferentes tipos de hortaliças existentes, os tratamentos orgânicos para controle de pragas e as propriedades de algumas hortaliças medicinais. Ele elogiou a iniciativa da Semmas em realizar o minicurso.

“É fantástica essa iniciativa porque estimula a população a consumir produtos saudáveis e também ajuda a reduzir o descarte de material reaproveitável, a exemplo das garrafas e até copos plásticos”, explicou Edson.

Com o apoio do gestor do parque, Deyvson Braga, são repassadas as orientações sobre a montagem dos canteiros. Primeiro, aprendendo a cortar de forma correta as garrafas plásticas (preferencialmente, as de dois litros com tampa) e em seguida o material para deixar as garrafas suspensas, a exemplo de barbante, fio de náilon ou arame. “Ensinamos todas as etapas desde a amarração dos para dar sustentação até a montagem do canteiro, alinhando de forma harmônica”, afirma Deyvson. Segundo ele, os canteiros suspensos são uma excelente opção para quem dispõe de pouco espaço em casa.

FOTOS:Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário