Gol

terça-feira, 31 de março de 2015

refeitura de Manaus promove ações de conscientização sobre autismo

(site prefeitura de Manaus)
acoesconscautismo (2)

Como parte da programação da Semana Municipal do Autismo, de 26 de março a 02 de abril, foi realizada na manhã desta segunda-feira,  30, uma sessão especial na Câmara Municipal de Manaus para reforçar o trabalho de conscientização da sociedade para uma questão que atinge aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Durante a sessão, representantes de instituições, governamentais e não governamentais, foram homenageados com o Certificado Amigo do Autista.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destacou que o a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece que existe uma epidemia de autismo no mundo, sendo necessário oferecer o suporte adequado aos pacientes e avançar na qualidade dos serviços.

“A Prefeitura de Manaus já oferece atendimento no Centro de Atenção ao Autista, o Abrigo Ruy, que é coordenado em parceria pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação”, disse Homero de Miranda Leão, destacando, ainda, que a Semsa também oferece atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial e tem capacitado profissionais médicos da rede municipal de saúde para realizar o diagnóstico precoce do autismo, o que é essencial para que a criança possa interagir melhor com o meio em que vive.

Para a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, é essencial reforçar a articulação entre os órgãos municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para melhorar o atendimento. “Sem maior articulação entre as instituições envolvidas no atendimento aos autistas e suas famílias, não será possível ter as condições necessárias na busca de soluções para os problemas encontrados”, afirmou a secretária.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento marcado por três principais características: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Atualmente, os estudos indicam que o transtorno tem como causa múltiplos fatores, incluindo questões biológicas e genéticas. A pessoa com autismo pode apresentar quadros de intensidade variável, entre leve, moderado ou grave. O diagnóstico normalmente deve ser feito preferencialmente antes da criança completar três anos de vida, quando os sintomas mais comuns começam a ficar evidentes.

Programação – Na tarde desta segunda-feira, dia 30, a prefeitura promove um bandeiraço na rotatória do conjunto Eldorado. A ação também tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e incentivar a discussão sobre o autismo. A programação da Semana Municipal do Autismo ainda inclui uma Missa de Ação de Graças marcada para o dia 1º de abril, na igreja Nossa Senhora das Mercês, além de um passeio ciclístico no Complexo Turístico da Ponta Negra.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: José Nildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário