Gol

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Em apenas dois meses, Manaus registra mais da metade dos incêndios registrados em 2014



(Portal Acrítica)

Em agosto foram registrados 79 incêndios em áreas verdes, já em setembro, até esta segunda-feira (21), 76 ocorrências foram confirmadas

Incêndio ontem (21) na Avenida Max Teixeira
Incêndio ontem (21) na Avenida Max Teixeira (Divulgação)
 
Durante os meses de agosto e setembro - até esta segunda-feira (21) - a capital registrou 155 ocorrências de incêndios em vegetações. Ao todo, de janeiro a setembro foram registradas 263 ocorrências.
O número de incêndios registrados só nos últimos dois meses já representa mais da metade do ocorrido no ano passado, quando houve 304 queimadas. As informações são do Corpo de Bombeiros. 
Segundo o tenente Janderson Lopes, no último domingo (20), nove incêndios em vegetação foram registrados em bairros como Mauazinho, Ramal do Brasileirinho, Parque Dez (Avenida das Torres), Tarumã (Avenida do Turismo), Vivenda verde, São Raimundo, Cidade de Deus e outros. 
A causa desses acidentes, informou o tenente, tem sido, principalmente, a ação humana. “Na maioria dos casos, os moradores capinam o terreno e depois incendeiam a vegetação. As chamas e a fumaça do local incendiado são, muitas vezes, conduzidas pelo vento e acabam atingindo outras áreas", afirmou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o forte calor dos últimos dias tem contribuído bastante para o aumento no número de ocorrências na cidade.
As altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e a constante incidência da radiação solar sobre áreas de vegetação e sobre as residências - principalmente as de madeira - estão sempre associadas ao aumento das ocorrências de incêndios, principalmente de vegetação.
O Portal A Crítica tem registrado quase que diariamente casos de incêndios em vegetação na capital amazonense:
Aleixo - 21/09/2015
Avenida Max Teixeira - 21/09/2015
Bairro da União - 18/09/2015
Outros casos
Novo recorde
Uma semana após a capital registrar a o dia mais quente da história desde 1925, com a temperatura em 38,6ºC, e sensação térmica de 40ºC, Manaus registrou um novo recorde nesta segunda-feira (21): 38,9ºC. As informações são do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
Mais calor
Lucas Mendes, meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), informou que os esperançosos pelas chuvas vão ter que aguardar mais um pouco.
“Os próximos dias vão ser bastante semelhantes ao que se tem apresentado nas últimas semanas. Vamos continuar com a presença de grande massa de ar seco por toda a Amazônia e as temperaturas vão continuar bastante elevadas”, informou o meteorologista.
“A estimativa é que continue com a marca bastante elevada entre 35ºC a 37ºC nos próximos dias. Teremos dias bastante quentes sem previsão de mudança”, complementou. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário