(site prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus está finalizando as obras da segunda etapa da Galeria dos Remédios, na Miranda Leão, Centro. Quando estiver concluído, o prédio vai receber 162 novos microempreendedores que se juntarão aos outros 220 que já estão trabalhando na primeira etapa, entregue no dia 25 de outubro.
O novo espaço faz parte do projeto Viva Centro Galerias Populares e é parte do processo de revitalização e requalificação desta área da cidade. Atualmente, os trabalhos nos Remédios estão em duas frentes: na montagem da laje do mezanino e na construção da estrutura metálica que irá abrigar as lojas. Esta semana, serão instalados o elevador de acesso a todos os pavimentos e a escada rolante do térreo ao mezanino.
Executada por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a obra já recebeu serviços de escavação da fundação e já teve instalados os pilares e vigas de material metálico. Esta segunda etapa da galeria terá o térreo, com 86 lojas, e o mezanino que contará com lanches, correios, loteria, sede administrativa e mais 76 lojas.
O prédio onde funcionará a segunda etapa da Galeria dos Remédios está inserido no perímetro tombado do Centro Histórico, compreendido entre a Rua Leonardo Malcher e a orla do igarapé de São Raimundo e à esquerda pelo igarapé de Educandos. Por se tratar de um patrimônio histórico da cidade, deve conservar suas características originais, mantendo preservadas a fachada e a arquitetura, não podendo sofrer qualquer modificação física externa.
A reforma é acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A fachada será recuperada, mantendo a forma e as cores do passado. As portas do piso inferior voltarão a ser na mesma direção das janelas do pavimento superior. Também serão recolocados os toldos em lona apoiados em estrutura metálica de fácil remoção para a proteção de sol e chuva.
Posteriormente, os espaços por dentro da galeria serão interligados e haverá acesso da Miranda Leão a rua dos Barés por dentro da galeria. “Essa liberdade que a população vai ter de transitar pelos espaços da galeria para ter acesso a outras ruas vai trazer grande movimento para o local e, consequentemente, visibilidade para as lojas e os serviços oferecidos no prédio”, disse o subsecretário de Obras Públicas, Antônio Nelson.
Primeira etapa
A primeira etapa da Galeria dos Remédios, inaugurada no mês de outubro do ano passado recebeu 220 microempreendores, que, quando camelôs, atuavam na informalidade. Além das lojas, o centro de compras conta ainda com espaços de beleza, lanchonetes, locais para a venda de passagens para as embarcações, caixas eletrônicos, além de abrigar o Serviço de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), que antes funcionava no Porto de Manaus.
Shopping T4
A Prefeitura de Manaus também está trabalhando na obra do Shopping T4, localizado na avenida Camapuã, entre o terminal de integração do Jorge Teixeira e a Bola do Produtor, na zona Leste. A obra está com 25% dos trabalhos concluídos.
Fotos: Alexandre Fonseca
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 92 3642-3064 / 98842-1354
Nenhum comentário:
Postar um comentário